PUBLICIDADE

brasil

Mais da metade dos contribuintes j√° declararam Imposto de Renda

Mais da metade dos contribuintes j√° acertou as contas com o Le√£o. At√© as 17h de hoje (18), a Receita Federal recebeu 15.513.046¬†declara√ß√Ķes do Imposto de Renda Pessoa F√≠sica, o equivalente a 50,9% do esperado para este ano.

O prazo para envio da declara√ß√£o come√ßou em 7 de mar√ßo e vai at√© as 23h59min59s do dia 30 deste m√™s. A expectativa da Receita Federal √© receber 30,5 milh√Ķes de declara√ß√Ķes neste ano.

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, será utilizado o Programa Gerador da Declaração РPGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal.

Tamb√©m √© poss√≠vel fazer a declara√ß√£o com o uso de dispositivos m√≥veis, como¬†tablets¬†e¬†smartphones, por meio do aplicativo ‚ÄúMeu Imposto de Renda‚ÄĚ. O servi√ßo tamb√©m est√° dispon√≠vel no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procura√ß√£o.

O contribuinte que tiver apresentado a declara√ß√£o referente ao exerc√≠cio de 2018, ano-calend√°rio 2017, poder√° acessar a Declara√ß√£o Pr√©-Preenchida no e-CAC, por meio de certificado digital. Para isso, √© preciso que no momento da importa√ß√£o do arquivo, a fonte pagadora ou pessoas jur√≠dicas tenham enviado para a Receita informa√ß√Ķes relativas ao contribuinte referentes ao exerc√≠cio de 2019, ano-calend√°rio de 2018, por meio da Declara√ß√£o do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), Declara√ß√£o de Servi√ßos M√©dicos e de Sa√ļde (Dmed), ou a da Declara√ß√£o de Informa√ß√Ķes sobre Atividades Imobili√°rias (Dimob).

Segundo a Receita, o contribuinte que fez doa√ß√Ķes, inclusive em favor de partidos pol√≠ticos e candidatos a cargos eletivos, poder√° utilizar, al√©m do Programa Gerador da Declara√ß√£o (PGD) IRPF2019, o servi√ßo ‚ÄúMeu Imposto de Renda‚ÄĚ.

Para a transmissão da Declaração pelo PGD não é necessário instalar o programa de transmissão Receitanet, uma vez que essa funcionalidade está integrada ao IRPF 2019. Entretanto, continua sendo possível usar o Receitanet para transmitir a declaração.

O servi√ßo Meu Imposto de Renda n√£o pode ser usado em tablets ou smartphones para quem tenha recebido rendimentos superiores a R$ 5 milh√Ķes.

Foto: Agência Brasil