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10 dicas para ter um site realmente responsivo

Em 2016, o n√ļmero de smartphones no Brasil j√° era de 168 milh√Ķes de aparelhos segundo a 27¬™ Pesquisa Anual de Administra√ß√£o e Uso de Tecnologia da Informa√ß√£o nas Empresas, elaborada pela Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas de S√£o Paulo. Entre 2015 e 2016, esse aumento representou 9% e a tend√™ncia √© que essas crescentes se superem a cada ano.¬† At√© 2018, a proje√ß√£o √© de 236 milh√Ķes de smartphones.

Com consumidores cada vez mais mobile, as empresas precisam se voltar para atender a clientes imediatistas, que buscam informa√ß√Ķes r√°pidas e conte√ļdos f√°ceis, al√©m de possu√≠rem necessidades de comportamentos que se voltam para o celular a todo instante. O site da sua empresa est√° preparado para essas demandas? Confira um guia com 10 dicas para sua empresa ter um site responsivo de sucesso:

1-   Conheça seu parceiro e seu consumidor:

Na hora de contratar uma empresa para fazer o seu site, avalie o portf√≥lio dela e entenda se os sites criados s√£o realmente responsivos. √Č essencial entender a experi√™ncia da ag√™ncia na cria√ß√£o de sites, o conhecimento em seu mercado e seus diferenciais.

T√£o importante quanto o parceiro √© entender o seu consumidor. Pense como o cliente e avalie o que voc√™ gostaria de ver no seu site para que o seu conte√ļdo seja relevante ao seu p√ļblico.

2-   Pense em todas as telas

Considere responsivo não apenas um site que funcione perfeitamente na tela do celular. Responsivo é um site que oferece a melhor experiência de usuário em qualquer tamanho de tela, seja ela pequena (celular/tablet) ou grande (desktop/TV). Para isso, o site deve oferecer uma excelente experiência de navegação ao usuário em todos os dispositivos. Pode acontecer, por exemplo, do site ser planejado perfeitamente para dispositivos móveis, mas não entregar o mesmo desempenho em telas maiores.

3-¬†¬† Planeje o conte√ļdo

Planeje o conte√ļdo para que ele atenda √†s necessidades do consumidor em diversos momentos. Se ele acessar seu site a partir de um computador, possivelmente quer conhecer mais detalhes da sua empresa, checar seu estoque ou entender os diferenciais do seu neg√≥cio. Se ele acessar seu site de um celular, ele pode estar buscando endere√ßo, informa√ß√Ķes de contato ou avalia√ß√Ķes antes de ir at√© sua loja. O cliente tamb√©m pode acessar seu site dentro da sua loja ou de um concorrente para pesquisar pre√ßos. Ou seja, conhecer o perfil do seu consumidor e planejar a constru√ß√£o do site √© essencial.

4-   Menos é mais

Nem sempre uma quantidade absurda de conte√ļdo significa qualidade. O site deve ser preparado com o conte√ļdo de f√°cil acesso e leitura, com informa√ß√Ķes diretas e claras.

5-¬†¬† Posicione corretamente os bot√Ķes de contato

Chame seu usu√°rio para a√ß√£o. Informa√ß√Ķes de contato devem ser de f√°cil acesso e promover a comunica√ß√£o, ou seja, possibilite que o cliente ligue para sua empresa s√≥ com um clique em cima do n√ļmero do telefone. Permita tamb√©m abrir o navegador do celular com a rota calculada s√≥ com um clique no endere√ßo. Al√©m disso, os formul√°rios de contato devem solicitar poucas informa√ß√Ķes, considerando teclados, n√ļmeros em campos que solicitem somente n√ļmeros (como telefone), etc.

6-   Velocidade e navegação

O tempo que seu site demora para carregar influencia diretamente no n√ļmero de visitantes que recebe. Segundo o Google, quase metade dos visitantes abandona um site em dispositivos m√≥veis se as p√°ginas n√£o carregam em tr√™s segundos.

7-   Imagens flexíveis

Otimize as imagens do site, elimine os excessos que possam deixá-lo muito carregado e não esqueça de usar orientação de tela para que as fotos se adaptem. Imagens otimizadas reduzem o tempo de carregamento, facilitam a navegação e sua visualização.

8-   Facilite a navegação

Desenvolva seu site considerando a utiliza√ß√£o de menus curtos, j√° que os usu√°rios do mobile n√£o t√™m paci√™ncia de percorrer uma longa lista de op√ß√Ķes para encontrar o que querem. Facilite, tamb√©m, a volta para a p√°gina principal, j√° que este √© um h√°bito comum dos usu√°rios.

9- Simplifique as buscas

Torne o campo de buscas visível, próximo ao topo da página e utilize campos de buscas inteligentes, que permitem que o usuário insira seu texto de pesquisa e o sistema traga a melhor resposta para ele.

10- Teste seu site

Antes de colocar seu site no ar faça testes em diversos dispositivos, do mais antigo ao mais recente. Seja ele smartphone, tablet, desktop ou a tela de uma TV. Só realizando testes será possível encontrar falhas e corrigi-las para oferecer a melhor experiência de navegação para seu usuário.

Foto: Reprodução

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