PUBLICIDADE

1.0 - Radar3.0 - Negóciosbrasil

Facebook retirar√° 33 p√°ginas com not√≠cias falsas contra Manuela D‚Äô√Āvila, determina TSE

O Tri¬≠bunal Supe¬≠ri¬≠or Eleitoral (TSE) aca¬≠tou pedi¬≠do do Par¬≠tido dos Tra¬≠bal¬≠hadores (PT) para reti¬≠rar do ar 33 p√°gi¬≠nas do Face¬≠book com not√≠¬≠cias fal¬≠sas con¬≠tra a can¬≠di¬≠da¬≠ta a vice da cha¬≠pa de Fer¬≠nan¬≠do Had¬≠dad, Manuela D‚Äô√Āvila.

O min­istro Sér­gio Ban­hos deter­mi­nou ain­da que a rede social forneça os dados das pes­soas respon­sáveis pelas pági­nas, com a iden­ti­fi­cação dos com­puta­dores usa­dos para cri­ar a postagem.

Na decis√£o, o min¬≠istro do TSE diz que o con¬≠te√ļ¬≠do man¬≠cha a imagem da can¬≠di¬≠da¬≠ta per¬≠ante o p√ļbli¬≠co cat√≥li¬≠co e crist√£o, com obje¬≠ti¬≠vo de inter¬≠ferir no pleito eleitoral. O mag¬≠istra¬≠do ressalta que os v√≠deos foram mon¬≠ta¬≠dos para desvir¬≠tu¬≠ar o con¬≠te√ļ¬≠do orig¬≠i¬≠nal.

As posta­gens asso­ci­am Manuela D’ávila a vídeos de pes­soas que­bran­do ima­gens reli­giosas ou que ela pre­tende­ria dis­tribuir pan­fle­tos pornográ­fi­cos para cri­anças, o que não é ver­dade. Tam­bém é usa­do uma foto mon­ta­da onde Manuela aparece com uma camisa dizen­do que Jesus é trav­es­ti.

O despa­cho pede que as pági­nas sejam der­rubadas em 24 horas. Os respon­sáveis podem ser punidos com mul­tas diárias.

Antes do primeiro turno, em out­ra decisão, o TSE já tin­ha man­da­do der­rubar 35 fake news, ou notí­cias fal­sas, con­tra o can­dida­to à presidên­cia Fer­nan­do Had­dad.

Em relat√≥rio divul¬≠ga¬≠do nes¬≠sa segun¬≠da-feira (8), rep¬≠re¬≠sen¬≠tantes da Orga¬≠ni¬≠za¬≠√ß√£o dos Esta¬≠dos Amer¬≠i¬≠canos (OEA) con¬≠clu√≠ram que as not√≠¬≠cias fal¬≠sas impactaram neg¬≠a¬≠ti¬≠va¬≠mente o primeiro turno das elei√ß√Ķes no Brasil.

Fonte: EBC ‚Äď Ag√™n¬≠cia Brasil: Lucas Pordeus Le√≥n

Foto: Divul­gação

PUBLICIDADE