PUBLICIDADE

s√£o paulo

SP recebe da Turquia lote com 650 respiradores

O Gov­er­no de SP rece­beu mais 650 res­pi­radores de uma com­pra de 1.500 apar­el­hos, mod­e­lo Biy­ovent, da Turquia. Out­ros 200 ven­ti­ladores des­ta aquisição chegaram a São Paulo há cer­ca de dez dias e já foram dis­tribuí­dos para hos­pi­tais do esta­do.

Estes equipa­men­tos tur­cos foram adquiri­dos pela Fun­dação Butan­tan e doa­d­os ao Gov­er­no do Esta­do de São Paulo para o enfrenta­men­to da pan­demia do coro­n­avírus, uma vez que res­pi­radores são essen­ci­ais para a implan­tação de novos leitos de ter­apia inten­si­va.

Nas √ļlti¬≠mas sem¬≠anas, SP tam¬≠b√©m j√° havia rece¬≠bido out¬≠ras 283 unidades de uma com¬≠pra da Chi¬≠na e out¬≠ros 60 de um fornece¬≠dor nacional. A pas¬≠ta tam¬≠b√©m rece¬≠beu equipa¬≠men¬≠tos de UTI e trans¬≠porte vin¬≠dos do Min¬≠ist√©rio da Sa√ļde.

Dis­tribuição

Des¬≠de o in√≠¬≠cio da pan¬≠demia, a Sec¬≠re¬≠taria de Esta¬≠do da Sa√ļde j√° entre¬≠gou 977 res¬≠pi¬≠radores, que foram dis¬≠tribu√≠¬≠dos para 39 unidades hos¬≠pi¬≠ta¬≠lares de 20 munic√≠¬≠pios e tam¬≠b√©m equipou 50 ambul√Ęn¬≠cias com suporte para pacientes graves.

Foram con¬≠tem¬≠pla¬≠dos hos¬≠pi¬≠tais da rede estad¬≠ual, munic¬≠i¬≠pal e filantr√≥pi¬≠cos que real¬≠izam atendi¬≠men¬≠tos pelo Sis¬≠tema √öni¬≠co de Sa√ļde (SUS). Entre os mod¬≠e¬≠los est√£o 830 uti¬≠liza¬≠dos em unidade de ter¬≠apia inten¬≠si¬≠va e 147 de trans¬≠porte.

A cap­i­tal rece­beu 721 equipa­men­tos. Na Grande São Paulo, hou­ve envio de apar­el­hos para Barueri (10), Diade­ma (10), Fran­co da Rocha (10), Fran­cis­co Mora­to (15), Guarul­hos (15), Itapecer­i­ca da Ser­ra (5), Itape­vi (10), Itaquaque­ce­tu­ba (17), Mauá (5), Mogi das Cruzes (10), San­to André (10), São Bernar­do do Cam­po (30), São Cae­tano do Sul (10) e Osas­co (13). No inte­ri­or, rece­ber­am res­pi­radores hos­pi­tais de Camp­inas (10), Piraci­ca­ba (10) e, no litoral, unidades de Itan­haém (6), Pra­ia Grande (5) e San­tos (5).

‚ÄúEstes equipa¬≠men¬≠tos s√£o fun¬≠da¬≠men¬≠tais para o trata¬≠men¬≠to de pacientes que neces¬≠si¬≠tam de cuida¬≠dos em ter¬≠apia inten¬≠si¬≠va e v√£o aju¬≠dar o SUS de S√£o Paulo a ampli¬≠ar o n√ļmero de leitos de COVID-19. A dis¬≠tribui√ß√£o dos ven¬≠ti¬≠ladores √© estri¬≠ta¬≠mente t√©c¬≠ni¬≠ca e √© fei¬≠ta para os locais com maior deman¬≠da de inter¬≠na√ß√Ķes de casos da COVID-19, com estru¬≠tu¬≠ra e condi√ß√£o de aber¬≠tu¬≠ra de novos leitos‚ÄĚ, desta¬≠ca o Secret√°rio de Esta¬≠do da Sa√ļde, Jos√© Hen¬≠rique Ger¬≠mann.

Mega oper­ação logís­ti­ca

A Sec¬≠re¬≠taria de Esta¬≠do da Sa√ļde mon¬≠tou uma grande oper¬≠a√ß√£o log√≠s¬≠ti¬≠ca e t√©c¬≠ni¬≠ca que inclui a mon¬≠tagem, testagem e cal¬≠i¬≠bragem dos equipa¬≠men¬≠tos e per¬≠mitem que eles sejam entregues aos hos¬≠pi¬≠tais j√° em condi√ß√Ķes para uso ime¬≠di¬≠a¬≠to. A oper¬≠a√ß√£o est√° sendo real¬≠iza¬≠da pelas equipes de engen¬≠haria cl√≠ni¬≠ca do Hos¬≠pi¬≠tal das Cl√≠ni¬≠cas e da Sec¬≠re¬≠taria Estad¬≠ual.

Os 650 res­pi­radores que desem­bar­cam no Aero­por­to Vira­co­pos de Camp­inas nes­ta sex­ta-feira pas­sarão por este proces­so e des­ti­na­dos pron­tos para uso a hos­pi­tais do SUS de SP.

PUBLICIDADE