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Reabertura das agências do INSS é adiada para dia 3 de agosto

O atendi¬≠men¬≠to pres¬≠en¬≠cial nas ag√™n¬≠cias da Pre¬≠v¬≠id√™n¬≠cia Social foi adi¬≠a¬≠do para 3 de agos¬≠to. O adi¬≠a¬≠men¬≠to est√° na Por¬≠taria Con¬≠jun¬≠ta n¬į 27 da Sec¬≠re¬≠taria Espe¬≠cial de Pre¬≠v¬≠id√™n¬≠cia e Tra¬≠bal¬≠ho do Min¬≠ist√©rio da Econo¬≠mia e do Insti¬≠tu¬≠to Nacional do Seguro Social (INSS), pub¬≠li¬≠ca¬≠da hoje (8), no Di√°rio Ofi¬≠cial da Uni√£o.

O atendi­men­to exclu­si­vo por meio de canais remo­tos fica pror­ro­ga­do até o dia 31 de jul­ho e con­tin­uará sendo real­iza­do mes­mo após a reaber­tu­ra das agên­cias.

Segun­do o min­istério, em um primeiro momen­to, o tem­po de fun­ciona­men­to das agên­cias será par­cial, com seis horas con­tínuas, e o atendi­men­to será exclu­si­vo aos segu­ra­dos e ben­efi­ciários com prévio agen­da­men­to pelos canais remo­tos (Meu INSS e Cen­tral 135). Tam­bém serão retoma­dos os serviços que não pos­sam ser real­iza­dos por meio dos canais de atendi­men­to remo­tos como, por exem­p­lo, real­iza­ção de perí­cias médi­cas, avali­ação social e reabil­i­tação profis­sion­al.

‚ÄúA reaber¬≠tu¬≠ra grad¬≠ual e segu¬≠ra ir√° con¬≠sid¬≠er¬≠ar as especi¬≠fi¬≠ci¬≠dades de cada uma das 1.525 Ag√™n¬≠cias da Pre¬≠v¬≠id√™n¬≠cia Social no pa√≠s. Cada unidade dev¬≠er√° avaliar o per¬≠fil do quadro de servi¬≠dores e con¬≠trata¬≠dos, o vol¬≠ume de atendi¬≠men¬≠tos real¬≠iza¬≠dos, a orga¬≠ni¬≠za¬≠√ß√£o do espa√ßo f√≠si¬≠co, as medi¬≠das de limpeza e os equipa¬≠men¬≠tos de pro¬≠te√ß√£o indi¬≠vid¬≠ual e cole¬≠ti¬≠va‚ÄĚ, diz o min¬≠ist√©rio.

De acor¬≠do com o min¬≠ist√©rio, as unidades que n√£o reunirem as condi√ß√Ķes necess√°rias para aten¬≠der o cidad√£o de for¬≠ma segu¬≠ra, con¬≠tin¬≠uar√£o em regime de plan¬≠t√£o reduzi¬≠do. O INSS disponi¬≠bi¬≠lizar√° um painel eletr√īni¬≠co con¬≠tendo infor¬≠ma√ß√Ķes sobre o fun¬≠ciona¬≠men¬≠to das Ag√™n¬≠cias da Pre¬≠v¬≠id√™n¬≠cia Social, os servi√ßos ofer¬≠e¬≠ci¬≠dos e o hor√°rio de fun¬≠ciona¬≠men¬≠to.

‚ÄúTodas as medi¬≠das tomadas para garan¬≠tir o dire¬≠ito dos cidad√£os durante a pan¬≠demia da covid-19, incluin¬≠do a sim¬≠pli¬≠fi¬≠ca√ß√£o dos pro¬≠ced¬≠i¬≠men¬≠tos, a dis¬≠pen¬≠sa de exig√™n¬≠cias e a ofer¬≠ta de servi√ßos por meio de canais remo¬≠tos, con¬≠tin¬≠uar√£o val¬≠en¬≠do mes¬≠mo ap√≥s a retoma¬≠da do atendi¬≠men¬≠to pres¬≠en¬≠cial‚ÄĚ, garante o min¬≠ist√©rio.

Edição: Valéria Aguiar/AB

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