InovaçãoStartups

Projetos de IA em indústrias de óleo e gás terão financiamento de R$ 4,3 milhões

 

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Pixabay)

 

Estão abertas as inscrições para a seleção de até cinco projetos inovadores que envolvam uso de inteligência artificial, robotização e digitalização para a indústria de óleo e gás. A chamada, lançada pela Repsol Sinopec Brasil, faz parte da categoria Empreendedorismo Industrial do Edital de Inovação da Indústria do SENAI.  No total, serão investidos até R$ 4,3 milhões.

De acordo com Tamara Garcia, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Repsol Sinopec Brasil, a chamada visa impulsionar o desenvolvimento de soluções que agreguem inteligência aos processos, permitam a correlação de dados e a análise de resultados, possibilitando um processo de tomada de decisão mais seguro.

As propostas selecionadas receberão apoio para desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, de protótipo e de teste na rede de 26 Institutos SENAI de Inovação e 58 Institutos SENAI de Tecnologia. Cada projeto aprovado deverá ter duração máxima de 12 meses.

Segundo o Senai, o protótipo resultante do projeto inscrito servirá de instrumento para construir confiança entre grandes indústrias e startups de base tecnológica.  “Projetos de P&D de pequenas empresas desenvolvidos para atender médias e grandes têm mais chances de chegar ao mercado e trazer resultados financeiros ”, explica Marcelo Prim, gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Segundo ele, os Institutos de Inovação já entregaram 332 projetos de P&D e inovação à indústria, sendo 36% com pequenas empresas e startups de base tecnológica e 44% com grandes empresas, com destaque para projetos de alta complexidade no segmento de óleo e gás.

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista