brasil

Governador do RJ anuncia, na Sapucaí, cursos voltados para Carnaval

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou, nesta segunda-feira (04), durante o segundo dia de desfiles na Sapucaí, que a Faetec irá oferecer 200 vagas para cursos técnicos ligados ao Carnaval ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com Witzel, a criação dos cursos vai gerar uma série de atividades econômicas em cadeia, ao produzir renda, abrir vagas de emprego e ajudar a formar cidadãos melhores. “Precisamos dar vida ao Sambódromo, revitalizando esse espaço para ser um polo cultural o ano inteiro”,  afirmou o governador.

Os cursos devem ter duração de três meses e os profissionais formados já poderão trabalhar no Carnaval de 2020. Serão oferecidas aulas para a formação de ritmistas, aderecistas, cultura carnavalesca, além de com cursos de solda, montagem e segurança do trabalho para diminuir o número de acidentes nos barracões.

De acordo com o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, a primeira turma contará com jovens moradores de comunidades ligadas às escolas de samba.  “Queremos formar pessoas para trabalhar em qualquer lugar e que o Rio vire um importador de mão de obra do Carnaval. Vamos conversar com os presidentes das escolas de samba para nos ajudarem a realizar esse projeto, que vai inclusive melhorar ainda mais o nível técnico das escolas”, disse o secretário.

Missão na Alemanha

Após acompanhar o desfile das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí, o governador embarca hoje (05) para Berlim, na Alemanha, onde cumprirá uma agenda de três dias com autoridades e dirigentes empresariais, para atrair investimentos e aumentar o fluxo de turistas para o Estado. O governador viaja acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, e de Turismo, Otavio Leite.

Amanhã (06), o Witzel participa de uma mesa-redonda organizada pela Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio (DIHK), na Casa da Economia Alemã. Na quinta (07), o governador se reunirá com dirigentes do grupo empresarial Siemens e do Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW) para discutir sobre projetos de energia, óleo e gás e soluções de segurança para Cidades Inteligentes (Smart Cities).

Na sexta-feira (08), último dia da missão do governo na Alemanha, será dedicada à Feira ITB Berlim, principal feira de turismo do mundo, que está em sua 53ª edição. Além de visitar o estande do Brasil montado para o evento, o governador se reunirá com representantes do trade de turismo e de empresas aéreas e concederá entrevistas para veículos de comunicação alemães.

Governador Wilson Witzel, durante o segundo dia do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí (Sambódromo) Divulgação Nelson Perez

Foto – destaque: Divulgação RioTur

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista