PUBLICIDADE

1.0 - Radarmundo

EUA lançam maior bomba não-nuclear do mundo no Afeganistão

Imagem de arqui­vo mostra explosão da bom­ba em teste con­duzi­do pelas Forças Aéreas Amer­i­canas

Pela primeira vez em um con¬≠fli¬≠to, os Esta¬≠dos Unidos lan√ßaram a chama¬≠da ‚Äúm√£e de todas as bom¬≠bas‚ÄĚ em um com¬≠plexo de t√ļneis usa¬≠dos como escon¬≠der¬≠i¬≠jos pelo Esta¬≠do Isl√Ęmi¬≠co (EI) na prov√≠n¬≠cia de Nan¬≠garhar, no Afe¬≠gan¬≠ist√£o hoje (13) por vol¬≠ta das 19h do hor√°rio local (11h30min no hor√°rio de Bras√≠lia), segun¬≠do o Pen¬≠t√°¬≠gono. A √ļni¬≠ca vez que a bom¬≠ba tin¬≠ha sido usa¬≠da foi durante testes real¬≠iza¬≠dos For√ßa A√©rea em 2003.

A bom¬≠ba, de nome GBU-43 Mas¬≠sive Ord¬≠nance Air Blast (MOAB) √© um imen¬≠so pro¬≠j√©til de 10 toneladas capaz de destru¬≠ir cav¬≠er¬≠nas e t√ļneis sub¬≠ter¬≠r√ʬ≠neos. Ela foi lan√ßa¬≠da de um avi√£o MC-130 e ocor¬≠reu dois dias ap√≥s  a morte de um sol¬≠da¬≠do das For√ßas Espe¬≠ci¬≠ais do Ex√©rci¬≠to amer¬≠i¬≠cano con¬≠heci¬≠do como Green Beret, em con¬≠fron¬≠to com os jihadis¬≠tas do EI.

‚ÄúOs Esta¬≠dos Unidos lev¬≠am muito a s√©rio a luta con¬≠tra o Esta¬≠do Isl√Ęmi¬≠co e, para destru√≠-los, temos que tirar o espa√ßo de oper¬≠a√ß√£o deles. Foi o que fize¬≠mos‚ÄĚ, disse Sean Spicer, por¬≠ta-voz da Casa Bran¬≠ca.

O exérci­to amer­i­cano ain­da está avalian­do os danos do ataque.

 

Fotos: Repro­dução

PUBLICIDADE