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economia

Em S√£o Paulo, Procon recebe 152 reclama√ß√Ķes sobre Black Friday

A Fun¬≠da√ß√£o Pro¬≠con, de S√£o Paulo, rece¬≠beu ‚ÄĒ entre √†s 20h de ontem e 12h de hoje ‚ÄĒ 152 recla¬≠ma√ß√Ķes ref¬≠er¬≠entes a empre¬≠sas que par¬≠tic¬≠i¬≠pam da Black Fri¬≠day.

O maior n√ļmero de queixas envolve a maquiagem de pre√ßos, que √© quan¬≠do o descon¬≠to ofer¬≠e¬≠ci¬≠do sobre o pre√ßo do pro¬≠du¬≠to ou servi√ßo n√£o √© real. Foram 45 ocor¬≠r√™n¬≠cias.

Em segui­da, apare­cem a mudança de preço ao finalizar a com­pra com 43 casos; a indisponi­bil­i­dade do pro­du­to, 26; e o can­ce­la­men­to do pro­du­to após a final­iza­ção da com­pra, 19.

Em entre¬≠vista √† Ag√™n¬≠cia Brasil, Fer¬≠nan¬≠do Capez, dire¬≠tor-exec¬≠u¬≠ti¬≠vo do Pro¬≠con-SP, con¬≠sider¬≠ou o total de recla¬≠ma√ß√Ķes de con¬≠sum¬≠i¬≠dores um ‚Äún√ļmero rel¬≠a¬≠ti¬≠va¬≠mente baixo‚ÄĚ.

‚ÄúEsta¬≠mos receben¬≠do mais con¬≠sul¬≠tas, ou seja, d√ļvi¬≠das, do que recla¬≠ma√ß√Ķes‚ÄĚ, afir¬≠mou. At√© o in√≠¬≠cio da tarde, infor¬≠mou o Pro¬≠con, hou¬≠ve 189 con¬≠sul¬≠tas por meio das redes soci¬≠ais do √≥rg√£o ou pelo tele¬≠fone 151.

‚ÄúO con¬≠sum¬≠i¬≠dor est√° recla¬≠man¬≠do prin¬≠ci¬≠pal¬≠mente de pre√ßos remar¬≠ca¬≠dos com o mes¬≠mo val¬≠or. Ou seja, vai l√° com a maquin¬≠in¬≠ha e se eti¬≠que¬≠ta sobre o pro¬≠du¬≠to com o mes¬≠mo val¬≠or. E tam¬≠b√©m de pre√ßos maquia¬≠dos: d√°-se descon¬≠to no pro¬≠du¬≠to, mas se aumen¬≠ta o frete e fica a mes¬≠ma coisa. Malan¬≠dragem pura. O Pro¬≠con entra ness¬≠es casos mul¬≠tan¬≠do as empre¬≠sas infratoras‚ÄĚ, disse Capez.  Essas empre¬≠sas podem sofr¬≠er mul¬≠tas que vari¬≠am de R$ 560 a R$ 10 mil¬≠h√Ķes ou at√© podem ter sua ativi¬≠dade sus¬≠pen¬≠sa em casos extremos.

A dica do Pro¬≠con para os con¬≠sum¬≠i¬≠dores √© ver¬≠i¬≠ficar a empre¬≠sa que est√° ofer¬≠e¬≠cen¬≠do o pro¬≠du¬≠to, se ela n√£o √© fan¬≠tas¬≠ma, por exem¬≠p¬≠lo. Tam¬≠b√©m √© pre¬≠ciso anal¬≠is¬≠ar o pre√ßo dos pro¬≠du¬≠tos para ver se n√£o h√° descon¬≠tos fal¬≠sos. ‚ÄúTam¬≠b√©m se pode con¬≠sul¬≠tar no site do Pro¬≠con as lis¬≠tas das empre¬≠sas que j√° der¬≠am prob¬≠le¬≠mas em Black Fri¬≠days ante¬≠ri¬≠ores‚ÄĚ, disse.

O Pro¬≠con-SP est√° mon¬≠i¬≠toran¬≠do as pro¬≠mo√ß√Ķes da Black Fri¬≠day com agentes nas ruas e receben¬≠do recla¬≠ma√ß√Ķes e con¬≠sul¬≠tas por meio de seu aplica¬≠ti¬≠vo nos celu¬≠lares, que pode ser baix¬≠a¬≠do gra¬≠tuita¬≠mente e est√° dispon√≠v¬≠el nas lojas Play Store e App Store. O site da fun¬≠da√ß√£o √© https://www.procon.sp.gov.br/.

At√© o momen¬≠to, a empre¬≠sa que rece¬≠beu mais queixas foi a B2W Com¬≠pan¬≠hia Dig¬≠i¬≠tal (que admin¬≠is¬≠tra os sites do Sub¬≠mari¬≠no, Shop¬≠time e Amer¬≠i¬≠canas), com 20 recla¬≠ma√ß√Ķes; em segui¬≠da, Mag¬≠a¬≠zine Luiza, com 11; e a Via Vare¬≠jo (respon¬≠s√°v¬≠el pelo Pon¬≠to Frio, Extra e Casas Bahia), com 7.

Fat­u­ra­men­to

Lev¬≠an¬≠ta¬≠men¬≠to da Ebit/Nielsen infor¬≠ma que o fat¬≠u¬≠ra¬≠men¬≠to das empre¬≠sas nas primeiras sete horas de ven¬≠das da Black Fri¬≠day na inter¬≠net total¬≠i¬≠zou R$ 724 mil¬≠h√Ķes, val¬≠or 69% supe¬≠ri¬≠or ao do mes¬≠mo per√≠o¬≠do de 2018, quan¬≠do as ven¬≠das para este dia somaram R$ 427,7 mil¬≠h√Ķes. O vol¬≠ume de pedi¬≠dos nesse per√≠o¬≠do foi de 897 mil, vari¬≠a√ß√£o de 61% frente ao mes¬≠mo per√≠o¬≠do de 2018 (556 mil).

J√° o Compre&Confie, empre¬≠sa de intelig√™n¬≠cia de mer¬≠ca¬≠do foca¬≠da no com√©r¬≠cio eletr√īni¬≠co, apon¬≠tou que o setor movi¬≠men¬≠tou mais de R$ 1,3 bil¬≠h√£o des¬≠de quin¬≠ta-feira (28) at√© as 8h59 de hoje (29), val¬≠or que rep¬≠re¬≠sen¬≠ta aumen¬≠to de 30,8% em rela√ß√£o ao mes¬≠mo per√≠o¬≠do de 2018. Entre as cat¬≠e¬≠go¬≠rias mais con¬≠sum¬≠i¬≠das, est√£o moda e acess√≥rios, entreten¬≠i¬≠men¬≠to, beleza, per¬≠fumaria e sa√ļde, eletrodom√©s¬≠ti¬≠cos e ven¬≠ti¬≠la√ß√£o, al√©m de arti¬≠gos para a casa.

Fonte: Agên­cia Brasil

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