PUBLICIDADE

tecnologia

DER lança aplicativo que permite indicação do condutor e consulta às multas

App DER ONLINE já está disponív­el para Android e iOS; out­ra boa notí­cia é que o site do Depar­ta­men­to pas­sa a per­mi­tir que os con­du­tores preen­cham o for­mulário online para pleit­ear a penal­i­dade de advertên­cia por escrito
Os pro­pri­etários de veícu­los autu­a­dos nas rodovias estad­u­ais paulis­tas já podem realizar a indi­cação do con­du­tor da infração cometi­da e realizar con­sul­tas (sobre mul­tas, por exem­p­lo) sem sair de casa, através do novo aplica­ti­vo do Depar­ta­men­to de Estradas de Rodagem (DER), órgão lig­a­do à Sec­re­taria Estad­ual de Logís­ti­ca e Trans­portes, que já está disponív­el para down­loads.

A novi¬≠dade est√° val¬≠en¬≠do a par¬≠tir des¬≠ta segun¬≠da-feira (12/08) e atende apar¬≠el¬≠hos smart¬≠phones ‚Äď com tec¬≠nolo¬≠gia Android, por meio do Google Play Store, e iOS, do Apple Store. Out¬≠ra boa not√≠¬≠cia √© que o site do DER pas¬≠sa a per¬≠mi¬≠tir que os con¬≠du¬≠tores preen¬≠cham o for¬≠mul√°rio online para pleit¬≠ear a penal¬≠i¬≠dade de advert√™n¬≠cia por escrito ‚Äď infra√ß√£o de natureza leve e m√©dia.

O aplica­ti­vo traz um design mod­er­no, de fácil usabil­i­dade e nave­g­ação intu­iti­va. O app DER ONLINE vai per­mi­tir que os pro­pri­etários dos veícu­los real­izem pro­ced­i­men­tos antes buro­cráti­cos, com mais como­di­dade, agili­dade e em qual­quer horário.

O DER ONLINE, que √© gra¬≠tu¬≠ito, tam¬≠b√©m re√ļne out¬≠ros servi√ßos do Depar¬≠ta¬≠men¬≠to, como con¬≠sul¬≠ta de quais¬≠quer mul¬≠tas cometi¬≠das nas rodovias estad¬≠u¬≠ais paulista admin¬≠istradas pelo DER e con¬≠ce¬≠di¬≠das pelo Gov¬≠er¬≠no do Esta¬≠do de S√£o Paulo, para ve√≠cu¬≠los cadastra¬≠dos no pa√≠s. A con¬≠sul¬≠ta poder√° ser fei¬≠ta pelo RENAVAM do ve√≠cu¬≠lo, CPF ou CNPJ. Os con¬≠du¬≠tores tam¬≠b√©m poder√£o acom¬≠pan¬≠har o resul¬≠ta¬≠do da an√°lise da defe¬≠sa de autu¬≠a√ß√Ķes e os recur¬≠sos admin¬≠is¬≠tra¬≠tivos envi¬≠a¬≠dos ao √≥rg√£o e indi¬≠ca√ß√£o de con¬≠du¬≠tor infrator.

Tudo isso na pal¬≠ma da m√£o, dire¬≠ta¬≠mente no aplica¬≠ti¬≠vo do celu¬≠lar. ‚ÄúEsse √© um pas¬≠so impor¬≠tante no cam¬≠in¬≠ho da mod¬≠ern¬≠iza¬≠√ß√£o, pro¬≠por¬≠cio¬≠nan¬≠do ao cidad√£o mais como¬≠di¬≠dade, redu√ß√£o de cus¬≠tos e rapi¬≠dez, com menos buro¬≠c¬≠ra¬≠cia‚ÄĚ, expli¬≠ca o secret√°rio de Log√≠s¬≠ti¬≠ca e Trans¬≠portes, Jo√£o Octa¬≠viano Macha¬≠do Neto.

Como faz¬≠er ‚ÄĒ Na loja de aplica¬≠tivos do seu celu¬≠lar use a bus¬≠ca para localizar o aplica¬≠ti¬≠vo chama¬≠do DER ONLINE, clique na imagem e em ‚Äúinsta¬≠lar‚ÄĚ. O motorista dev¬≠er√° ler com bas¬≠tante aten√ß√£o as instru√ß√Ķes do for¬≠mul√°rio que per¬≠mite efe¬≠t¬≠u¬≠ar a indi¬≠ca√ß√£o de con¬≠du¬≠tor infrator.

Indi­cação de pes­soa físi­ca:

- Acesse o servi√ßo ‚ÄúIndi¬≠ca√ß√£o do Con¬≠du¬≠tor‚ÄĚ no app DER ONLINE;

- Leia aten¬≠ta¬≠mente as instru√ß√Ķes e em segui¬≠da clique no item ‚ÄúCiente das infor¬≠ma√ß√Ķes‚ÄĚ;

- Dig¬≠ite a pla¬≠ca e n√ļmero do Auto de Infra√ß√£o de Tr√Ęn¬≠si¬≠to (AIT);

- Preen¬≠cha com o n√ļmero da CNH do Indi¬≠ca¬≠do, data de val¬≠i¬≠dade da CNH do indi¬≠ca¬≠do e o esta¬≠do de emis¬≠s√£o da CNH;

- Baixe e preen­cha o for­mulário com os dados do con­du­tor indi­ca­do e assine (con­du­tor indi­ca­do e pro­pri­etário do veícu­lo);

- Tire foto da CNH do con­du­tor indi­ca­do, doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação para val­i­dar assi­natu­ra pro­pri­etário (RG ou CNH) e do for­mulário dev­i­da­mente preenchi­do e assi­na­do.

Os arquiv­os dev­erão estar no for­ma­to JPG.

√Č obri¬≠gat√≥rio anexar c√≥pia leg√≠v¬≠el do doc¬≠u¬≠men¬≠to de habil¬≠i¬≠ta√ß√£o (CNH) do con¬≠du¬≠tor, doc¬≠u¬≠men¬≠to de iden¬≠ti¬≠fi¬≠ca√ß√£o (RG) ou out¬≠ro doc¬≠u¬≠men¬≠to que ten¬≠ha assi¬≠natu¬≠ra id√™n¬≠ti¬≠ca √† do for¬≠mul√°rio e uma procu¬≠ra√ß√£o, quan¬≠do for o caso. √Č impor¬≠tante assi¬≠nar o for¬≠mul√°rio e cole¬≠tar a assi¬≠natu¬≠ra do con¬≠du¬≠tor infrator.

O pleit­eante tam­bém pre­cisa ter em mãos o auto de infração e doc­u­men­tos do veícu­lo, para infor­mar a pla­ca. A indi­cação do autor da infração é de respon­s­abil­i­dade do pro­pri­etário do veícu­lo e dev­erá obe­de­cer ao pra­zo estip­u­la­do na noti­fi­cação da autu­ação emi­ti­da e proces­sa­da pelo Depar­ta­men­to.

No site do DER ‚ÄĒ A indi¬≠ca√ß√£o do con¬≠du¬≠tor online tam¬≠b√©m est√° dispon√≠v¬≠el no site ofi¬≠cial do DER (www.der.sp.gov.br), por meio do bot√£o, ‚ÄúIndi¬≠ca√ß√£o de con¬≠du¬≠tor online‚ÄĚ, na aba ‚Äď lado esquer¬≠do ‚Äď ‚ÄúMul¬≠tas e Recur¬≠sos‚ÄĚ.

Ain­da no site, tam­bém está disponív­el a PAE (penal­i­dade de advertên­cia por escrito), um recur­so ao qual o con­du­tor tem dire­ito quan­do recebe a primeira mul­ta em um ano. Caso não seja grave, ele pode solic­i­tar a PAE, ou seja, o can­ce­la­men­to da mul­ta em tro­ca de uma advertên­cia. Este recur­so tam­bém estará, em breve, disponív­el no app DER ONLINE.

O envio da indi¬≠ca√ß√£o de con¬≠du¬≠tor pela inter¬≠net √© sim¬≠ples. Bas¬≠ta o pleit¬≠eante enviar o for¬≠mul√°rio de iden¬≠ti¬≠fi¬≠ca√ß√£o do con¬≠du¬≠tor dispon√≠v¬≠el para down¬≠load no site jun¬≠ta¬≠mente com a doc¬≠u¬≠men¬≠ta√ß√£o exigi¬≠da no ato da indi¬≠ca√ß√£o. Os doc¬≠u¬≠men¬≠tos dev¬≠er√£o estar dig¬≠i¬≠tal¬≠iza¬≠dos, leg√≠veis e sem rasur¬≠as no for¬≠ma¬≠to JPEG. Caso os pra¬≠zos legais n√£o sejam cumpri¬≠dos, a mul¬≠ta √© vin¬≠cu¬≠la¬≠da ao pro¬≠pri¬≠et√°rio do ve√≠cu¬≠lo cadastra¬≠do no sis¬≠tema. Todas as ori¬≠en¬≠ta√ß√Ķes con¬≠stam no for¬≠mul√°rio exis¬≠tente no site. O acom¬≠pan¬≠hamen¬≠to da indi¬≠ca√ß√£o do con¬≠du¬≠tor poder√° ser feito pelo aplica¬≠ti¬≠vo.

Ain¬≠da no 2¬ļ semes¬≠tre deste ano, o site do √≥rg√£o tam¬≠b√©m per¬≠mi¬≠tir√° que a defe¬≠sa de autu¬≠a√ß√£o e Recur¬≠so Admin¬≠is¬≠tra¬≠ti¬≠vo sejam feitos pela inter¬≠net. E, com isso, a an√°lise da defe¬≠sa da autu¬≠a√ß√£o ficar√° mais r√°p¬≠i¬≠da.

A mod¬≠ern¬≠iza¬≠√ß√£o dos tra¬≠bal¬≠hos do DER inte¬≠gra o com¬≠pro¬≠mis¬≠so da nova gest√£o do Depar¬≠ta¬≠men¬≠to em ofer¬≠e¬≠cer mais efi¬≠ci√™n¬≠cia nos servi√ßos presta¬≠dos, de maneira menos buro¬≠cr√°ti¬≠co, sem filas, nas platafor¬≠mas mais mod¬≠er¬≠nas e tec¬≠nol√≥g¬≠i¬≠cas. ‚ÄúCom a ampli¬≠a√ß√£o dos servi√ßos do DER dispon√≠veis na platafor¬≠ma dig¬≠i¬≠tal, quer¬≠e¬≠mos traz¬≠er mais transpar√™n¬≠cia ao cidad√£o. Com o aplica¬≠ti¬≠vo, ser√° pos¬≠s√≠v¬≠el acom¬≠pan¬≠har online seu anda¬≠men¬≠to‚ÄĚ, pon¬≠tua o super¬≠in¬≠ten¬≠dente do DER, Paulo Tagli¬≠avi¬≠ni.

Econo¬≠mia de Recur¬≠sos P√ļbli¬≠cos ‚ÄĒ Com a mod¬≠ern¬≠iza¬≠√ß√£o dos proces¬≠sos como a indi¬≠ca√ß√£o do con¬≠du¬≠tor sendo real¬≠iza¬≠da pelo novo aplica¬≠ti¬≠vo DER ONLINE ou pelo site, haver√° econo¬≠mia de recur¬≠sos p√ļbli¬≠cos, decor¬≠rente da dig¬≠i¬≠tal¬≠iza¬≠√ß√£o de proces¬≠sos e elim¬≠i¬≠na√ß√£o da neces¬≠si¬≠dade do uso de pap√©is. Para o usu√°rio a econo¬≠mia ser√° mon¬≠et√°ria, j√° que n√£o ter√° cus¬≠tos de deslo¬≠ca¬≠men¬≠to ou de envio por cor¬≠reios.

PUBLICIDADE