4.0 // manual4.8 // viagem

Cinco dicas para organizar uma viagem com sucesso

Organização é a chave para o sucesso de qualquer viagem – seja ela de trabalho ou de lazer com a família. Pensar em cada um dos detalhes é uma forma de garantir que tudo ocorra na mais perfeita ordem, sem qualquer tipo de imprevisto que possa atrapalhar ou estragar o passeio.

O ideal é começar o planejamento com antecedência. Isso porque, dependendo do destino escolhido pelo viajante, é necessário providenciar documentos que demoram algum tempo para serem emitidos.

Outro detalhe apontado pela é estudar detalhadamente o destino escolhido, escolher os locais a serem visitados e conferir as últimas notícias. Existem destinos internacionais, por exemplo, que são alvos de conflitos e o viajante precisa estar atento a isso para não ser pego de surpresa. Em outros casos, os fenômenos naturais podem determinar qual o período mais propício para que determinado lugar seja visitado.

Confira algumas dicas:

– Fique atento à documentação: Quem vai viajar precisa estar com a documentação em dia. É sempre importante fazer uma pesquisa prévia de quais são os documentos exigidos para cada destino. Antes de comprar as passagens ou reservar o hotel, o viajante precisa estar atento aos documentos necessários. Em alguns países, o visto é uma exigência, por isso é necessário providenciá-lo antecipadamente, já que em alguns casos podem demorar até seis meses para ser emitido.
Separe passaporte, carteira de identidade, carteira de motorista e a certidão de nascimento das crianças. Organize tudo em uma pasta para não esquecer.

– Cote os preços com antecedência: Depois de providenciar a documentação, é hora de iniciar a cotação dos preços de hospedagem e transporte, e garantir os melhores preços. Acompanhar os preços de hospedagem e transporte é uma forma de aproveitar promoções e economizar.

– Coloque em dia as vacinas: É sempre importante ficar atento à carteira de vacinação. E essa é uma dica que vale para adultos e crianças. É interessante se informar sobre as condições do local onde se vai visitar para saber se não há ocorrência de epidemias e doenças que exigem vacinação especial, como é o caso da Febre Amarelaa.

No caso de vacinas atrasadas, a dica é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e solicitar a vacinação.

– Estude o seu destino: conhecer a cultura local é uma forma de evitar polêmicas ou contratempos. Em alguns locais, como em países árabes, existem tradições e costumes que precisam ser respeitados pelos moradores locais e pelos visitantes. Há localidades onde a mulher não pode expor nem seus cabelos, nem nenhuma parte do seu corpo. É essencial estar preparado para isso.

Além disso, estudar o local é uma forma de garantir que estará levando na bagagem roupas adequadas à temperatura e ao estilo do ambiente que irá visitar.

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista