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3.0 - Negócios

Anfavea confirma, coronavírus para parque industrial automotivo brasileiro

© Kia/Divulgação

A pan­demia do coro­n­avírus começou a afe­tar de for­ma mais enfáti­ca o par­que indus­tri­al auto­mo­ti­vo brasileiro a par­tir des­ta sem­ana. De acor­do com a Asso­ci­ação Nacional dos Fab­ri­cantes e Veícu­los Auto­mo­tores (Anfavea), todos os fab­ri­cantes de automóveis já inter­romper­am ou estão prestes a par­al­is­ar tem­po­ri­a­mente a pro­dução.

A Anfavea ain¬≠da n√£o tem par√Ęmet¬≠ros para medir o impacto que o coro¬≠n¬≠av√≠rus vai impor ao mer¬≠ca¬≠do auto¬≠mo¬≠ti¬≠vo, que at√© a ter¬≠ceira sem¬≠ana de mar√ßo reg¬≠istrou um aumen¬≠to de 9% na pro¬≠du√ß√£o em rela√ß√£o ao mes¬≠mo per√≠o¬≠do do ano pas¬≠sa¬≠do. De acor¬≠do com a asso¬≠ci¬≠a√ß√£o, al√©m da neces¬≠si¬≠dade de pro¬≠te¬≠ger seus fun¬≠cion√°rios e con¬≠ter a dis¬≠sem¬≠i¬≠na√ß√£o da doen√ßa, tam¬≠b√©m n√£o h√° neces¬≠si¬≠dade de aumen¬≠tar os esto¬≠ques. Com as con¬≠ces¬≠sion√°rias fechadas, a m√©dia de car¬≠ros em estoque entre a f√°bri¬≠c¬≠as e as reven¬≠das √© o bas¬≠tante para abaste¬≠cer o mer¬≠ca¬≠do por 40 dias.

A Chevro¬≠let foi a primeira a inter¬≠romper a pro¬≠du√ß√£o em uma de suas f√°bri¬≠c¬≠as no Brasil, na √ļlti¬≠ma sex¬≠ta-feira (20), a unidade de Gra¬≠vata√≠ (RS), de onde ‚Äúsaem‚ÄĚ nada menos que os dois mod¬≠e¬≠los mais ven¬≠di¬≠dos do mer¬≠ca¬≠do nacional, o hatch Onix e o sed√£ Onix Plus. Na segun¬≠da-feira (21), out¬≠ras qua¬≠tro plan¬≠tas indus¬≠tri¬≠ais da mar¬≠ca tiver¬≠am as oper¬≠a√ß√Ķes par¬≠al¬≠isadas: S√£o Cae¬≠tano do Sul, Inda¬≠iatu¬≠ba, Mogi das Cruzes (todas em SP) e Joinville (SC). Ontem, a Chevro¬≠let, que det√©m 20% da pro¬≠du√ß√£o nacional de autom√≥veis, par¬≠al¬≠isou a f√°bri¬≠ca de S√£o Jos√© dos Cam¬≠pos (SP).

© Pedro Danthas/VW/Divulgação

A Volk­swa­gen sus­pendeu a pro­dução de veícu­los em todas as fábri­c­as do país no iní­cio da sem­ana. A princí­pio, a medi­da é vál­i­da por três sem­anas. De acor­do com o fab­ri­cante, até 30 de março, os empre­ga­dos da área admin­is­tra­ti­va con­tin­u­am em tra­bal­ho remo­to e os empre­ga­dos da lin­ha de pro­dução em ban­co de horas. A par­tir de 31 de março, os empre­ga­dos estarão em férias cole­ti­vas por duas sem­anas.

A Ford tam¬≠b√©m come√ßou a sus¬≠pen¬≠s√£o tem¬≠por√°ria da pro¬≠du√ß√£o nas f√°bri¬≠c¬≠as do Brasil ‚Äď Cama√ßari (BA), Taubat√© (SP) e na unidade da Troller em Hor¬≠i¬≠zonte (CE) ‚Äď na segun¬≠da-feira (23). A retoma¬≠da das ativi¬≠dades est√° pro¬≠gra¬≠ma¬≠da para 13 de abril. ‚ÄúA medi¬≠da tem como obje¬≠ti¬≠vo prin¬≠ci¬≠pal man¬≠ter os fun¬≠cion√°rios em segu¬≠ran√ßa e aju¬≠dar a lim¬≠i¬≠tar a propa¬≠ga√ß√£o do v√≠rus, al√©m de ajus¬≠tar os vol¬≠umes de pro¬≠du√ß√£o √† redu√ß√£o na deman¬≠da dos con¬≠sum¬≠i¬≠dores ger¬≠a¬≠da por essa situ¬≠a√ß√£o sem prece¬≠dentes‚ÄĚ, expli¬≠ca o fab¬≠ri¬≠cante.

A Fiat Chrysler Autom√≥veis (FCA) ini¬≠ciou a diminui√ß√£o grad¬≠ual da pro¬≠du√ß√£o em suas f√°bri¬≠c¬≠as no Brasil ‚ÄďBetim (MG), Goiana (PE) e Cam¬≠po Largo (PR) ‚Äď na √ļlti¬≠ma sex¬≠ta-feira (20), e a par¬≠al¬≠isa√ß√£o total de todas essas unidades come√ßou na segun¬≠da-feira (23). As ativi¬≠dades ser√£o retomadas em 21 de abril.

Pre¬≠vista para hoje, a Renault do Brasil ante¬≠cipou para segun¬≠da-feira (23) a sus¬≠pen¬≠s√£o na pro¬≠du√ß√£o em S√£o Jos√© dos Pin¬≠hais (PR). A decis√£o vai at√© 14 de abril. O Grupo PSA, que no Brasil responde pelas mar¬≠cas france¬≠sas Peu¬≠geot e Cit¬≠ro√ęn, tam¬≠b√©m inter¬≠rompeu a pro¬≠du√ß√£o em sua f√°bri¬≠ca de Por¬≠to Real (RJ) no in√≠¬≠cio da sem¬≠ana. A pro¬≠du√ß√£o ser√° reini¬≠ci¬≠a¬≠da em 21 de abril, mas depende da situ¬≠a√ß√£o da doen√ßa no pa√≠s.

J√° a Toy¬≠ota sus¬≠pendeu a pro¬≠du√ß√£o nas qua¬≠tro plan¬≠tas indus¬≠tri¬≠ais do pa√≠s ‚Äď S√£o Bernar¬≠do do Cam¬≠po, Soro¬≠ca¬≠ba, Inda¬≠iatu¬≠ba e Por¬≠to Feliz (todas no esta¬≠do de S√£o Paulo) ‚Äď a par¬≠tir de ontem, com retorno pre¬≠vis¬≠to para 6 de abril. ‚ÄúA par¬≠al¬≠isa√ß√£o se deve no sen¬≠ti¬≠do de aten¬≠uar os riscos √† sa√ļde de nos¬≠sos colab¬≠o¬≠radores e de seus famil¬≠iares, asso¬≠ci¬≠a¬≠da ao quadro de incerteza do mer¬≠ca¬≠do brasileiro no cur¬≠to pra¬≠zo, al√©m das difi¬≠cul¬≠dades na cadeia log√≠s¬≠ti¬≠ca e de supri¬≠men¬≠tos, que devem se agravar nas pr√≥x¬≠i¬≠mas sem¬≠anas‚ÄĚ, avaliou o fab¬≠ri¬≠cante, que tam¬≠b√©m colo¬≠cou em tra¬≠bal¬≠ho remo¬≠to o m√°x¬≠i¬≠mo de colab¬≠o¬≠radores das √°reas admin¬≠is¬≠tra¬≠ti¬≠vas pos¬≠s√≠v¬≠el, cuida¬≠do obri¬≠gat√≥rio para pes¬≠soas de gru¬≠pos de risco.

A Nis¬≠san sus¬≠pendeu tem¬≠po¬≠rari¬≠a¬≠mente a pro¬≠du√ß√£o em sua f√°bri¬≠ca de Resende (RJ) a par¬≠tir de hoje. ‚ÄúEsta medi¬≠da se soma ao esfor√ßo de todos para con¬≠ter a pro¬≠lif¬≠er¬≠a√ß√£o da pan¬≠demia da COVID-19, al√©m de, tam¬≠b√©m, ajus¬≠tar os esto¬≠ques a nova real¬≠i¬≠dade de deman¬≠da local‚ÄĚ, infor¬≠mou o fab¬≠ri¬≠cante, que tem pre¬≠vis√£o de retorno no dia 22 de abril. A Jaguar Land Rover tam¬≠b√©m sus¬≠pendeu tem¬≠po¬≠rari¬≠a¬≠mente a pro¬≠du√ß√£o na f√°bri¬≠ca de Ita¬≠ti¬≠a¬≠ia (RJ) a par¬≠tir hoje, com retorno pro¬≠gra¬≠ma¬≠do para 27 de abril.

© BMW/Divulgação

A Hon¬≠da Autom√≥veis comu¬≠ni¬≠cou que vai inter¬≠romper as ativi¬≠dades pro¬≠du¬≠ti¬≠vas em Sumar√© e Iti¬≠rap¬≠ina (SP) de hoje at√© 14 de abril para ‚Äúajustes dev¬≠i¬≠do ao impacto da pan¬≠demia da COVID-19‚ÄĚ. Os colab¬≠o¬≠radores envolvi¬≠dos dire¬≠ta¬≠mente no proces¬≠so pro¬≠du¬≠ti¬≠vo entrar√£o em f√©rias cole¬≠ti¬≠vas, enquan¬≠to os que desem¬≠pen¬≠ham ativi¬≠dades admin¬≠is¬≠tra¬≠ti¬≠vas v√™m adotan¬≠do o regime de home office. Para fun√ß√Ķes em que n√£o √© pos¬≠s√≠v¬≠el o tra¬≠bal¬≠ho remo¬≠to, est√° sendo prat¬≠i¬≠ca¬≠do o escalon¬≠a¬≠men¬≠to da equipe.

A Hyundai Motor Brasil está fecha­da des­de o iní­cio da sem­ana, mas, a par­tir de aman­hã, tan­to a fábri­ca em Piraci­ca­ba como os escritórios em São Paulo (SP) entrarão em férias cole­ti­vas até 9 de abril. Ape­nas ativi­dades essen­ci­ais serão man­ti­das, e a pror­ro­gação das medi­das serão avali­adas con­forme o desen­volvi­men­to da pan­demia.

A BMW anun¬≠cia a sus¬≠pen¬≠s√£o tem¬≠por√°ria da plan¬≠ta de Araquari (SC) a par¬≠tir da pr√≥x¬≠i¬≠ma segun¬≠da-feira (30), com retorno pre¬≠vis¬≠to para 22 de abril. De acor¬≠do com a mar¬≠ca alem√£, at√© l√°, a f√°bri¬≠ca segue operan¬≠do com todas as pr√°ti¬≠cas de sa√ļde e segu¬≠ran√ßa, den¬≠tre elas o aumen¬≠to da higi¬≠en¬≠iza¬≠√ß√£o dos √īnibus de trans¬≠porte de colab¬≠o¬≠radores, que s√£o de uso exclu¬≠si¬≠vo da empre¬≠sa, recomen¬≠da√ß√£o de espa√ßa¬≠men¬≠to de um metro e meio entre as pes¬≠soas, al√©m do fechamen¬≠to da lan¬≠chonete e out¬≠ras √°reas para evi¬≠tar aglom¬≠er¬≠a√ß√£o.

CADEIA PRODUTIVA Fornece¬≠dores, como a Pirelli, tam¬≠b√©m ‚Äúentraram na dan√ßa‚ÄĚ. O fab¬≠ri¬≠cante de pneus inter¬≠rompeu tem¬≠po¬≠rari¬≠a¬≠mente a pro¬≠du√ß√£o nas tr√™s unidades pro¬≠du¬≠ti¬≠vas do Brasil j√° no in√≠¬≠cio da sem¬≠ana. Al√©m da emerg√™n¬≠cia rel¬≠a¬≠ti¬≠va √† COVID-19, a Pirelli optou pelas f√©rias cole¬≠ti¬≠vas dev¬≠i¬≠do a uma sig¬≠ni¬≠fica¬≠ti¬≠va que¬≠da da deman¬≠da do setor auto¬≠mo¬≠ti¬≠vo. A empre¬≠sa garante que o fornec¬≠i¬≠men¬≠to aos clientes con¬≠tin¬≠uar√° com a uti¬≠liza¬≠√ß√£o do estoque dispon√≠v¬≠el.

GARANTIA Sem con¬≠ces¬≠sion√°rias, sem manuten√ß√£o do ve√≠cu¬≠lo. Como respeitar as revis√Ķes √© uma condi√ß√£o indis¬≠pen¬≠s√°v¬≠el para que o fab¬≠ri¬≠cante honre a garan¬≠tia de f√°bri¬≠ca, alguns j√° se pron¬≠tif¬≠icaram a flex¬≠i¬≠bi¬≠lizar essa pol√≠ti¬≠ca. A Kia Motors do Brasil ampliou as tol¬≠er√Ęn¬≠cias de exces¬≠so de quilome¬≠tragem e de tem¬≠po para todo o plano de revis√Ķes per¬≠i√≥di¬≠cas pelos pr√≥x¬≠i¬≠mos tr√™s meses. A BMW tam¬≠b√©m esten¬≠deu o pra¬≠zo de garan¬≠tia e manuten√ß√£o dos ve√≠cu¬≠los por at√© 30 dias para os mod¬≠e¬≠los cuja garan¬≠tia con¬≠trat¬≠u¬≠al vence entre 23 de mar√ßo e 24 de abril. Avi¬≠sos de manuten√ß√£o com lim¬≠ite para real¬≠iza¬≠√ß√£o no per√≠o¬≠do cita¬≠do tam¬≠b√©m ter√£o tol¬≠er√Ęn¬≠cia ampli¬≠a¬≠da.

Mas nem todas as con¬≠ces¬≠sion√°rias podem parar. √Č o caso das que prestam servi√ßo para fro¬≠tis¬≠tas e cam¬≠in¬≠honeiros. A Volk¬≠swa¬≠gen Cam¬≠in¬≠h√Ķes e √Ēnibus anun¬≠ciou que sua rede de con¬≠ces¬≠sion√°rios autor¬≠iza¬≠dos est√° em per¬≠ma¬≠nente plan¬≠t√£o com o obje¬≠ti¬≠vo de con¬≠tribuir para a nor¬≠mal¬≠i¬≠dade do trans¬≠porte de pas¬≠sageiros e o abastec¬≠i¬≠men¬≠to em todos os seg¬≠men¬≠tos da econo¬≠mia.

‚ÄúCada empre¬≠sa deve faz¬≠er a sua parte. Come√ßamos por pro¬≠te¬≠ger nos¬≠sos colab¬≠o¬≠radores, reduzin¬≠do nos¬≠sos times a servi√ßos emer¬≠gen¬≠ci¬≠ais e plan¬≠t√Ķes. Ago¬≠ra a pri¬≠or¬≠i¬≠dade √© garan¬≠tir que medica¬≠men¬≠tos e mer¬≠cado¬≠rias con¬≠tin¬≠uem a chegar a far¬≠m√°¬≠cias, hos¬≠pi¬≠tais, super¬≠me¬≠r¬≠ca¬≠dos e out¬≠ros pon¬≠tos com¬≠er¬≠ci¬≠ais, que con¬≠tin¬≠uar√£o fun¬≠cio¬≠nan¬≠do nesse per√≠o¬≠do de crise, al√©m da manuten√ß√£o no trans¬≠porte de pas¬≠sageiros, muito deles que est√£o na lin¬≠ha de frente em servi√ßos essen¬≠ci¬≠ais, como os profis¬≠sion¬≠ais da sa√ļde‚ÄĚ, disse Rober¬≠to Cortes, pres¬≠i¬≠dente e CEO da Volk¬≠swa¬≠gen Cam¬≠in¬≠h√Ķes e √Ēnibus.

Pedro Cerqueira / Vrum

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