O aplicativo de transporte, Uber, já está desenvolvendo uma nova tecnologia, para identificar passageiros embriagados, com um nível de álcool maior do que o normal.
O desejo desta inovação vem depois de notar que a embriaguez dos passageiros trazem problemas tanto para si próprios quanto para o motorista.
Com um sistema de Inteligencia Artificial, irá comparar a diferença no uso do aplicativo em dias normais e o que parecer fora do padrão, fazendo comparações de diferentes momentos.
Alguns quesitos como velocidade de digitação, número de cliques na tela, localização no mapa e horário poderiam ser utilizados para montar tal algoritmo capaz de identificar clientes bêbados antes do embarque em um dos carros que prestam o serviço, evitando possíveis situações desagradáveis ou até mesmo criminosas.
Uma das propostas da Uber seria não permitir que clientes embriagados escolham a opção de corrida compartilhada com outros clientes, o Uber Pool. Esses usuários também seriam vinculados com motoristas mais experientes e com treinamentos para esse tipo de situação.