A Mercedes-Benz do Brasil está contratando 600 novos colaboradores temporários para aumentar os seus volumes de produção de caminhões e agregados e se preparar, assim, para a crescente demanda no mercado brasileiro em 2019. Desse total, 400 horistas temporários já estão sendo selecionados para ingressar, em janeiro, na produção de caminhões e algumas áreas de agregados na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo, e outros colaboradores temporários serão contratados para a fábrica de Juiz de Fora (MG).
Numa negociação que contou com a participação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, 200 outras vagas serão preenchidas em abril de 2019, na fábrica paulista, desde que o mercado de caminhões mantenha a tendência de expansão.
De acordo com o Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, as contratações foram motivadas por um ritmo mais forte de vendas no segundo semestre deste ano e pela perspectiva de um cenário econômico mais favorável em 2019. “As empresas de transporte estão mais otimistas em relação à economia, em função do controle de índices como inflação, taxa de juros e câmbio, além da expectativa pelo crescimento do PIB. Isso traz a desejada previsibilidade nos negócios, gerando segurança para que nossos clientes invistam na renovação de frota”, explica
Com as novas vagas, a Mercedes-Benz terá criado mais de 1.400 postos de trabalho desde dezembro de 2017, em suas duas fábricas de veículos comerciais. “Estamos contentes com esse movimento de negócios que gera novos empregos”, diz Schiemer que comemora a retomada da produção. Depois de quatro anos, a empresa volta a produzir com dois turnos em caminhões, tanto em São Bernardo do Campo quanto em Juiz de Fora, e com três turnos em algumas áreas de agregados (motores, câmbios e eixos).
O executivo acredita que o mercado como um todo deve fechar o ano de 2018 com cerca de 80 mil caminhões e cerca de 14 mil ônibus vendidos no Brasil “O País segue tendo enorme potencial para o crescimento sustentável, podendo, dessa forma, conquistar a confiança das empresas e atrair mais investimentos e empregos”, analisa
A Mercedes-Benz lidera as vendas de veículos comerciais no Brasil até novembro de 2018. No segmento de caminhões, ocupa a posição número um com 27,8% de participação de mercado e um volume de 19.005 unidades emplacadas, cerca de 45% a mais em relação ao mesmo período de 2017. A liderança em ônibus é de 53,2% de market share, com 6.912 unidades emplacadas até novembro, 29% de crescimento em relação ao ano passado.
Investimentos no Brasil
As novas contratações reafirmam a confiança da empresa no potencial do País. Até 2019, metade do investimento de R$ 2,4 bilhões anunciado para o período de cinco anos, entre 2018 e 2022, já estará realizado. Este valor dá continuidade à modernização das fábricas de caminhões e chassis de ônibus de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora, seguindo o conceito de Indústria 4.0 e tornando as plantas brasileiras ainda mais competitivas e referência em todo mundo. Nesse montante, incluem-se ainda a melhoria contínua dos veículos comerciais da marca e o desenvolvimento de novos produtos e de tecnologias em serviços e conectividade.
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