Livros de inspiração para ser um empresário de sucesso

Alcançar o sucesso, ser ícone do setor em que está inserido no mercado ou, simplesmente, usufruir de um elevado padrão de vida, são alguns dos motivos mais determinantes que levam empresários e empreendedores a buscar por um continuo aprimoramento profissional e, também, pessoal.

O acervo de obras sobre como ser um empresário de sucesso é extenso e conta com diversas opções de direcionamento e linguagem. Alguns são bem específicos e, por isso, possuem uma literatura mais complicada, técnica. Outros, todavia, são exemplos de bate-papos atrativos.

Elencamos alguns livros essenciais para os empresários que desejam ter bons resultados em seus negócios. Dessa lista, o resumo de duas obras (Pai Rico, Pai Pobre, de  Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter, e O monge e o Executivo, de James C. Hunter) estão disponíveis exclusivamente na edição de Maio da Mais Influente Homem. Clique aqui e confira.

1 – A estratégia do Oceano Azul

Escrito por W. Chan Kim e Reneé Mauborgne, o livro “A estratégia do Oceano Azul” fala sobre estratégia competitiva e como tornar a concorrência irrelevante.

Explorando novos horizontes, o enredo oferece ideias que fogem da “mesmice” com que as pessoas estão acostumadas a lidar, o oceano vermelho, como são referenciados no livro, é a parcela do mercado que já foi explorada e que está abarrotada de gente.

O oceano azul é o território de ninguém, lugar em que não é necessário se preocupar com empresas adversárias porque elas, simplesmente, não existem.

A estratégia é, justamente, ser o primeiro no lançamento de algum produto ou serviço que revolucione o mercado e a ideia central do livro é sobre como ser um empresário de sucesso ao oferecer essas novidades e inovações para públicos que, em muitos casos, não foram alcançados ainda.

O livro é um referencial, um manual, sobre como achar oceanos azuis num mundo tão tecnológico e modernizado, afinal, você não costuma ter a sensação de que tudo já foi criado, copiado e melhorado?

Os autores ainda tratam de dois tópicos fundamentais em qualquer negócio: Gerenciamento e liderança, características essenciais a serem encontradas nos empresários, que devem estar dispostos a enfrentar grandes mudanças para conseguir alavancar o crescimento da empresa.

2 – Sonho Grande

A jornalista Cristiane Correa foi ousada ao relatar em seu livro, “Sonho Grande”, sem concessão de entrevista pessoal, a história de três empresários brasileiros que são exemplos para novos e futuros empreendedores.

Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos de empresas como Heinz, Burguer King, Lojas Americanas e várias marcas de cervejas, são modelos de que é possível se construir um verdadeiro império através do trabalho e da dedicação.

Quer saber como ser um empresário de sucesso? Através do relato da vida pessoal de cada um dos personagens desse trio, há algumas lições extremamente importantes de serem aprendidas, como:

– Construa uma equipe do tamanho do seu sonho: Para que sua empresa cresça, é preciso dispor de um grupo de sócios e funcionários que remem na mesma direção das metas e dos objetivos estabelecidos.

– Copie o que está dando certo: Um bom empreendedor consegue trazer, para o seu negócio, aquilo que é bom e que dá certo em outros segmentos, fazendo as adaptações necessárias para a realidade da sua empresa.

– Pratique a meritocracia: Estabeleça pré-requisitos para promover funcionários, mude-os de cargo de acordo com seus méritos e reconhecimentos e nunca por favoritismo ou interesses que fujam do contexto. Tenha plano de carreira no seu negócio e permita que seu funcionário saiba como ele funciona.

– Crie sistemas: O trio de sucesso praticava a regra “20-70-10”, onde 20% dos melhores colaboradores recebiam premiações, 70% dos medianos eram mantidos e os 10% restantes, com pior aproveitamento, eram demitidos para dar lugar a novas caras e novas ideias.

3 – A Única Coisa

Gary Keller e Jay Papasan trazem o conceito de que o foco pode trazer maravilhosos resultados para a vida de quem busca uma única coisa, um exclusivo e decisivo objetivo que deve ser perseguido com unhas e dentes.

A atualidade exige que as pessoas sejam multitarefas, ou seja, que se desdobrem em tantas quantas forem necessárias para dar conta de todos os afazeres do dia a dia.

Porém, se observarmos, a multiplicidade de atividades a serem concluídas acaba complicando a ordem das tarefas, fazendo com que em muitos casos, algumas sejam deixadas pela metade ou, até mesmo, concluídas de maneira insatisfatória.

O livro “A Única Coisa” propõe que, tanto na vida profissional como na pessoal, o indivíduo elenque o que é mais importante a ser realizado, dando preferência para as atividades o que contribuirão com o alcance e cumprimento das metas e dos objetivos estabelecidos.

Perguntar-se, diariamente, sobre qual é a tarefa mais importante do dia e, posteriormente, planejar-se para cumpri-la, garante uma otimização da rotina, e o ganho de um desafio.

A regra sobre como ser um empresário de sucesso pode ser baseada na seguinte premissa básica: Uma coisa por dia. Afinal, de que adiantará ter dezenas de coisas para cumprir se nenhuma delas for realizada de maneira adequada e satisfatória?

4 – Feitas para Servir

Sua empresa oferece o melhor atendimento possível ao cliente e ainda consegue economizar dinheiro mesmo oferecendo produtos e serviços de altíssima qualidade? Se sua resposta foi sim para ambas as perguntas, parabéns! Você está trilhando os caminhos sobre como ser um empresário de sucesso!

Porém, se a realidade do dia a dia do negócio não é a mesma transcrita acima, pare e repense suas estratégias, afinal, é fato que sua empresa está em desvantagem se comparada as outras, que constroem uma organização sustentável, angariando, assim, maiores lucros.

Frances Frei e Anne Morris, autoras do livro “Feitas para Servir – Como lucrar colocando o cliente no centro do seu negócio”, atribuem o alcance do sucesso a práticas rotineiras, como por exemplo, na prestação de ótimos serviços aos clientes da empresa.

As principais prestadoras de serviços tornaram-se mundialmente reconhecidas, justamente, pela excelência alcançada nos diversos setores do negócio.

É primordial trabalhar com o estabelecimento de metas no relacionamento entre colaboradores e organização, afinal, o funcionário é o cartão de visitas da empresa, certo? As empresas tomadas por referência no assunto são as principais responsáveis pela cultura que cria incentivos e motivações para que o funcionário se supere mês a mês.

Por fim, o livro baseia-se em teorias e casos de sucesso real como Magazine Luiza, Walmart, entre outros, e subdivide-se em 4 tópicos: Oferta de serviços; Mecanismo de financiamento do serviço; Sistema de gestão de funcionários e Sistema de gestão de cliente.

5 – A Bíblia de Vendas

É provável que Jeffrey Gitomer não tenha suposto o tamanho do sucesso que seu Best-seller alcançaria, enquanto o escrevia. Grande expert em vendas, o autor reuniu todos seus conhecimentos sobre a área num livro completo e orientador, intitulado como “A Bíblia de Vendas”.

Na nova versão do livro, que foi revisto e corrigido, os empresários podem encontrar os 10,5 mandamentos do sucesso em vendas. São eles:

Pense: Qualquer negociação começa na mente do negociador e, por isso, a importância de que ele esteja sempre focado no objetivo final, que deve ser previamente pensado.

Acredite: Não deixe de acreditar nos quatro pilares responsáveis por fazer a venda acontecer: Acredite na empresa, no produto ou serviço oferecido, acredite em você mesmo e, principalmente, acredite que aquilo que você está oferecendo é o melhor para o cliente.

Envolva-se: Seja amigo do seu cliente, dê preferência por iniciar diálogos descontraídos e favoráveis para uma negociação mais simples, busque sempre o envolvimento pessoal e a compatibilidade com o cliente;

Descubra: Para suprir a necessidade do consumidor você precisa, primeiramente, saber o que ele quer comprar e para que quer comprar, sendo assim, sempre descubra os motivos do cliente antes de iniciar a venda;

Pergunte: Fazer questionamentos inteligentes aos seus clientes garante respostas que traduzem o que ele está buscando em sua empresa. É importante entender o perfil do consumidor e suas necessidades antes de negociar algo;

Observe: A habilidade da observação é extremamente valiosa no mercado! Bons vendedores escutam e observam bem, garantindo, assim, excelentes resultados no desempenho, seja no pessoal ou no do setor da empresa;

Atreva-se: Gitomer considera vendas e risco, como sinônimos e discursa sobre a impossibilidade de se alcançar o sucesso sem uma “pitada” de atrevimento para alavancar os números;

Assuma: Se a venda não deu certo, não culpe o humor do cliente, a estrutura da empresa ou a falta do produto procurado, assuma a responsabilidade e aprenda com os erros, é fato que algo poderá ser aprendido e melhorado para uma próxima negociação;

Mereça: Não trabalhe apenas pela comissão do mês, vendedores que pensam exclusivamente no próximo salário deixam de ter acesso a verdadeiras fortunas, que são aquelas conquistadas quando se cativa clientes, tornando-os fiéis. Mereça o respeito e a amizade dos seus consumidores;

Prove: Converse com seus clientes e obtenha testemunhos, casos de sucesso e boas experiências que eles tiveram com seus produtos e serviços. Nada melhor do que provar, através do conhecimento, o tamanho do impacto que suas mercadorias causam na vida das pessoas;

10,5 – Torne-se: De acordo com as palavras do autor “Você não se torna um excelente vendedor em um dia. Você se torna um excelente vendedor no dia a dia” (J. Gitomer).

6 – Reinvente sua empresa

Na direção contrária da cultura atual, em que é imposto fazer mais com menos, este livro revoluciona o mundo dos negócios discursando sobre opções que mostram aos empresários e empreendedores, como se fazer menos e, ainda assim, obter um maior lucro.

Em “Reinvente sua empresa” Jason Fried e David Hansson, autores da obra, provam que workaholics e sistemas tradicionais de promoção são paradigmas a serem quebrados e oferecem dicas revolucionárias para se administrar empresas que buscam um real aumento de sua eficiência, através de um trabalho otimizado e visto como inteligente.

Entre as filosofias citadas no livro, destacam-se algumas que ensinam em como ser um empresário de sucesso. Conheça algumas das principais dicas do livro “Reinvente sua empresa”:

– Acerte no básico antes de partir para a melhoria das especificidades do negócio e do produto ou serviço oferecido,

– Sempre que possível, simplifique processos e remova tudo o que for desnecessário;

– Recorde-se que nem sempre a empresa deve oferecer o que o cliente quer, mas sim o que ele precisa e, que em muitos casos, não sabe;

– Seja traficante dos seus produtos! Ofereça amostras grátis e permita que seu público-alvo conheça e vicie em seu produto;

– Não economize, jamais, na contratação dos melhores colaboradores de cada área, afinal, eles serão os responsáveis pelo crescimento do negócio.

7 – O Verdadeiro Poder

Legado do administrador e consultor Vicente Falconi, o livro “O Verdadeiro Poder” compila em suas páginas diversos casos de sucesso a que o autor esteve ligado no decorrer de sua vida profissional.

Através de uma escrita dinâmica e didática, Falconi esclarece quais são os principais pontos a serem analisados e melhorados quando se busca respostas ao questionamento de como ser um empresário de sucesso.

As experiências relatadas na obra são reais e foram vividas entre 1997 e 2009, período em que o autor esteve a frente de empresas, nacionalmente reconhecidas, como conselheiro.

Entre as muitas dicas trazidas pelo livro, uma das principais apresentadas, que é tratada logo no primeiro capítulo da obra, determina qual o foco a ser seguido pela empresa, que, apesar das ondulações e especificidades de cada negócio, deve ser baseado na satisfação de 4 essenciais stakeholders. São eles os clientes, os funcionários, a sociedade e os acionistas.

Falconi dá continuidade a suas explicações disponibilizando modelos para o estabelecimento das métricas responsáveis pela avaliação da empresa, tanto de seus setores como em sua totalidade.

E, para concluir com chave de ouro, explica que os maiores motivos de fracasso das empresas, e, por consequência, de seus administradores, são as metas inalcançáveis estabelecidas erroneamente e, também, os planos de ação que não possuem bases sólidas em sua elaboração.