O índice de tentativas de fraude no comércio eletrônico brasileiro cresceu 14% entre 2018 e 2019, o que representa um avanço de 2,20% para 2,52%. A informação está disponível no Raio-X da Fraude, elaborado pela Konduto, antifraude para e-commerces e pagamentos digitais. Para a pesquisa foram analisados mais de 175 milhões de pedidos que passaram pela empresa no ano passado.
A taxa de 2,52% significa que ocorre uma tentativa fraudulenta a cada 5 segundos no País, ou ainda que a cada 40 compras on-line, uma tem origem fraudulenta.
“Os números reforçam que o Brasil segue como um dos campeões mundiais em fraudes cibernéticas, mas também não significam o fim do mundo, uma vez que a taxa de tentativas de fraude no e-commerce nacional sempre variou entre 2% e 4%. Além disso, é importante lembrar que o índice de 2,52% não representa fraudes efetivas, mas tentativas de fraude. Na maioria das vezes, estas transações ilegítimas são barradas pelo sistema antifraude ou pelo próprio varejista”, diz Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.
Golpes na palma da mão
O relatório também aborda o comportamento dos fraudadores no ambiente on-line. De acordo com o estudo, os criminosos concentram as suas ações nos dias úteis e no horário comercial. O índice de pedidos ilegítimos cai nos finais de semana, como às madrugadas.
Também é apontado que os estelionatários utilizam nas práticas de golpes os sistemas operacionais e os navegadores mais usados pelos clientes “bons” na hora de comprar (Windows e Google Chrome, respectivamente, lideram a lista). O número das tentativas de fraude via mobile também chamam a atenção (de 37% em 2018 para quase 47% em 2019).