PUBLICIDADE

1.0 - RADAR3.0 - NEG√ďCIOS

Em Brasília, SBT, Record e RedeTV já estão fora do ar na TV paga

Quem √© assinante de TV paga em Bras√≠lia e nas cidades pr√≥ximas teve uma grande surpresa nos √ļltimos dias. Operadoras como Sky e Claro/NET decidiram se antecipar e cortar os sinais de transmiss√£o das emissoras de televis√£o SBT, Record e RedeTV ‚Äď um movimento que faz parte de uma longa negocia√ß√£o entre emissoras e operadoras.

A princ√≠pio, o acordo entre as tr√™s emissoras e operadoras era de que o sinal seria cortado hoje (29), nas regi√Ķes que j√° tiveram o desligamento da frequ√™ncia de TV anal√≥gica, j√° que ocorrer√° a desativa√ß√£o em S√£o Paulo da TV anal√≥gica. A principal causa para a sa√≠da de SBT, Record e Rede TV! √© que as tr√™s emissoras buscam remunera√ß√£o da TV paga por suas transmiss√Ķes ‚Äď algo que pode ser feito desde 2011, com base na Lei 12.485. A TV Globo, por exemplo, cobra por sua programa√ß√£o desde 2014.

Recentemente, as tr√™s emissoras se uniram em uma √ļnica empresa, a Simba Content, para negociar os direitos de sua programa√ß√£o com as operadoras de TV paga. Por conta desse cen√°rio ‚Äď no qual n√£o s√£o remuneradas, ao contr√°rio do que acontece com a rival Globo -, a Simba entrou com um processo no Conselho de Administra√ß√£o de Defesa Econ√īmica (Cade) em 2016, alegando concentra√ß√£o de mercado por parte das operadoras, que remuneram a TV Globo por uma transmiss√£o semelhante.

Na √ļltima sexta-feira (24), as emissoras vieram a p√ļblico exibindo comerciais dizendo que deixariam de ter seus conte√ļdos na TV paga na Grande S√£o Paulo hoje. ‚ÄúEstas empresas ainda n√£o concordaram em pagar pelos direitos de transmiss√£o do sinal digital de RecordTV, SBT e RedeTV!, ao contr√°rio do que j√° fazem com canais estrangeiros e com outras emissoras nacionais‚ÄĚ, dizia o comunicado, tamb√©m distribu√≠do √† imprensa.

Além disso, a Simba enviou às operadoras uma notificação dizendo que elas precisam de autorização das emissoras para transmitir seu sinal digital onde não há mais TV analógica. Em contrapartida, as operadoras decidiram cortar o sinal das emissoras em Brasília e Rio Verde, onde já não há sinal de TV analógico.

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE