As cidades do extremo sul do país já começaram a sentir os efeitos da chegada do ciclone extratropical com chuvas e frio e muitos raios. Em Santa Maria, Sobradinho e Vera Cruz, o dia começou com uma enorme chuva de granizo que deixou o chão completamente branco.
O Inmet emitiu um comunicado alertado a população sobre a previsão de ventos de mais de 110 km/h na região metropolitana de Porto Alegre e as fortes chuvas que devem cair nas próximas horas e prometem ultrapassar os 100 mm.
“Este sistema irá se configurar no decorrer de hoje sobre o continente, intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da Região Sul, com rajadas que podem superar os 80 quilômetros por hora (km/h). Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, as rajadas devem ser ainda mais intensas, podendo superar os 110 km/h em alguns pontos”, informa o Inmet.
Segundo o órgão, o ciclone extratropical vem acompanhado de uma frente fria e uma massa de ar polar que deve trazer muito frio nos próximos dias. A expectativa é que os termômetros atinjam 0ºC nas Serras Gaúchas e Catarinenses na sexta-feira.
A Marinha do Brasil emitiu comunicado alertado os barcos sobre a forte ressaca em todo litoral, com ondas de mais de 4 metros.
Os efeitos do ciclone devem atingir todos os estados do sul e sudeste do país nos próximos dias. Em São Paulo, a ressaca vai atingir todo o litoral, com ventos fortes de até 74 km/h e ondas acima da média. O frio chega na região sudeste no sábado e há previsão de geada para o sul do estado de São Paulo e para a Serra da Mantiqueira.