A origem da atribuição de diferentes propriedades mágicas às cores é incerta, mas sabe-se que já constam de obras fundamentais do hermetismo que remetem à Antiguidade. Pela Lei da Correspondência – princípio do hermetismo segundo o qual o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa –, as cores estão relacionadas, por exemplo, aos astros. Assim, cada planeta tem uma cor que o representa.
No Brasil, a tradição do uso de cores específicas na passagem de ano também é influenciada pelas religiões de matriz africana. A disseminação do branco nas festas de ano novo, por exemplo, vem dos rituais umbandistas e está associada a Oxalá, o maior dos orixás.
Embora a maior parte das pessoas não se dê conta disso, os objetivos para o ano relacionados às cores refletem exatamente as associações herméticas entre as cores e os astros, com exceção do branco, que é a mistura de todas as cores.
Confira abaixo os planetas, os temas que eles evocam, os signos que regem e as respectivas cores. A dica para a entrada de 2022 são os tons de laranja ou o cinza, pois o ano será regido por Mercúrio, em meio a um grande ciclo de 36 anos de Saturno. Como astro que está sempre próximo ao Sol, Mercúrio está relacionado ao simbolismo do mensageiro dos deuses. Por isso, ele rege a comunicação, o comércio e o trabalho cotidiano.