Como vender mais na Era Digital?

A jornada de compra do consumidor está mudando e analisar quais caminhos estão sendo traçados é um desafio para diversos profissionais. O importante é entender que a transformação digital mudou completamente o perfil de cliente.

A Followize, software de gestão de leads e vendas, listou dicas importantes que impactam diretamente no Marketing, atendimento e relacionamento com o cliente.

Fidelização do cliente 

Conquistar novos clientes é o objetivo de todo empresário, mas manter a base já existente também é essencial. É importante investir no marketing pós-venda e transformar o cliente em um verdadeiro fã do seu negócio. Clientes fidelizados, além de voltarem a comprar, se tornam promotores e divulgam a marca para o seu meio social.

Análise de dados

Toda a jornada do consumidor, ou potencial cliente, deve ser mapeada. Com a utilização da internet, tudo se torna dado: por onde estão navegando, onde clicam, quanto tempo permanecem em uma página, quais palavras utilizam nos buscadores, etc. Com isso, todos esses dados devem ser analisados e utilizados a favor da experiência e do sucesso do cliente e da própria empresa.

Marketing de conteúdo

Mais do que simplesmente vender, faça com que a sua marca se torne uma referência e seja a primeira a ser lembrada. Para isso, é importante ter uma forte presença digital. Assim, você conseguirá ir além da venda e entregará conteúdo. Além disso, um bom trabalho de SEO certamente ajudará a sua empresa no posicionamento nos buscadores e na captação de novos leads.

Invista no funil de vendas 

Assim que o consumidor começa a pesquisar a compra de um produto e/ou serviço, ele automaticamente entra no funil de vendas. Por isso, é importante que exista um excelente trabalho de marketing em cada etapa do processo, nutrindo o lead todo o tempo, qualificando o cliente e levando ao fechamento da venda.

Relacionamento e atendimento: a experiência do cliente 

O novo perfil de cliente quer ter uma boa experiência em toda jornada de compra: quando começa a pesquisar, no primeiro contato com a empresa, durante o fechamento da venda e, inclusive, no pós-venda. A experiência do cliente se tornou um dos principais pilares de atenção para aqueles que querem vender cada vez mais na Era Digital. É após vivenciar todas essas etapas e construir um relacionamento com a marca que o consumidor poderá se tornar o famoso ‘cliente promotor’.

Mapeie a jornada de compra do consumidor

Mapear é um ponto chave para evoluir cada vez mais e transformar a sua empresa, aumentando as vendas. O primeiro passo é entender quem são os seus clientes ideais e traçar uma estratégia para atingir esse público principal. Além disso, mapeie todos os pontos de contato que o consumidor pode ter com a sua empresa, os onlines e os offlines. Após isso, é só trabalhar para melhorar a qualidade da informação, atendimento e relacionamento em todas as áreas.