Clareza nas tarefas
Para Sandro Lucas, “quando você tem clareza nas tarefas fica muito mais fácil. Tem uma frase que eu uso muito, que quem me acompanha sabe, eu sempre digo que quando mais claro, mais rápido”.
Imagina que seu cérebro é um taxista, você está na Oxford Street na Inglaterra, você entra no táxi e o taxista pergunta: para onde vamos, senhor? E você responde ‘vamos para frente’. Você vai chegar em algum lugar, vai. Passam alguns quilômetros e o taxista pergunta mais uma vez, para onde vamos, senhor? E você responde: ‘vamos em frente, siga a jornada’. Depois de muitos quilômetros o taxista informa que a gasolina está acabando, este é o final da vida e você irá parar, mas provavelmente não no lugar que você imaginava. Por isso, você precisa ser claro nas suas tarefas.
Se você realmente quer deixar de ser um procrastinador, você precisa ter uma clareza do que irá realizar no seu dia. As tarefas precisam ter data e hora.
O ideal é você planejar sua agenda mensalmente, uma agenda mensal é a ideal, a semanal é boa, e a diária feita no dia anterior é satisfatória.
Mas viver sem clareza é andar sem direção.
A grande realidade é que as pessoas não possuem agenda, por isso elas não conseguem vencer a procrastinação, elas estão sempre pulando de tarefa em tarefa.
Porquê? Porque todas às vezes que o cérebro acha que uma situação é difícil, ele tende a deixar ela de lado. Isso se chama dissociação cognitiva.
É por isso que quando você tem um TCC para fazer ou um livro para escrever, por exemplo, o seu cérebro fica adiando esta tarefa. Nosso cérebro é literal e quando se depara com uma tarefa grande ele tende a procrastinar. Mas se você diz: ‘hoje vou fazer o sumário do meu tcc’, você está dividindo em tarefas menores, o teu cérebro entende aquilo como algo fácil, e ele tende a fazer o que é fácil, e por isso, você acaba realizando.
As pessoas que não conseguem vencer a procrastinação por conta de não dividir em tarefas menores, são pessoas que demoram muito para ter resultado, porque são pessoas que estão adiando sempre as tarefas.
Eliminar distrações
O que está te distraindo? Quais são as distrações que tem feito você procrastinar? Que tem feito você não alcançar os resultados?
A dica do Sandro, é que coloque em uma folha todas as distrações escritas em um papel e elimine-as. Lembre-se, tudo o que te domina, você é escravo: más companhias, vícios, “passatempos”.
Mas talvez você esteja dizendo: mas o que me distrai são as inúmeras coisas que preciso executar, estou em uma atividade, e lembro de outra. A dica é: tenha sempre um bloco e uma caneta, lembrou de uma tarefa? Escreva e retome sua atenção para a atividade que se comprometeu em realizar, quando não anotamos, deixamos o cérebro nos lembrar e tirar nosso foco.
Celebre cada conquista
Em contrapartida, os procrastinadores vivem numa rotina de fracasso e o cérebro entende que fracasso é algo doloroso, por isso vive adiando as tarefas.
Mas, quando você começa a celebrar cada pequena conquista, aquelas que você dividiu aqui em tarefas menores, aquela pequena conquista, a pequena caminhada que você se comprometeu, aquelas duas páginas do livro que você leu no dia, o cérebro gera dopamina, ou seja, você fica feliz, você fica alegre, você tem energia.
Toda vez que finalizar as tarefas que se comprometeu, se presenteie com tempo dedicado a algo que sinta vontade, o que chamamos de TC — tempo conquistado, afinal, quem realiza a tarefa merece celebrar o momento.
Quando celebramos o cérebro entende que é algo bom, e você então começa celebrando os pequenos feitos, e como eu sempre digo, de degrau em degrau nós chegamos a uma vida insuperável! Sinta-se um realizador, lembre-se: pequenos estímulos para realização de grandes feitos.