PUBLICIDADE

brasil

Uso de simulador para obtenção de CNH será facultativo

Res¬≠olu√ß√£o do Con¬≠sel¬≠ho Nacional de Tr√Ęn¬≠si¬≠to (Con¬≠tran) pub¬≠li¬≠ca¬≠da no Di√°rio Ofi¬≠cial da Uni√£o (DOU) de hoje (17) tor¬≠na fac¬≠ul¬≠ta¬≠ti¬≠vo o uso de sim¬≠u¬≠lador de dire√ß√£o veic¬≠u¬≠lar no proces¬≠so de for¬≠ma√ß√£o de con¬≠du¬≠tores, para a obten√ß√£o da Carteira Nacional de Habil¬≠i¬≠ta√ß√£o (CNH).

As novas regras pre¬≠veem, ain¬≠da, redu√ß√£o de 25 para 20, no n√ļmero de horas-aula (h/aula) pr√°ti¬≠cas nas auto-esco¬≠las, para a cat¬≠e¬≠go¬≠ria B da CNH. No caso da cat¬≠e¬≠go¬≠ria A, ser√£o necess√°rias pelo menos 15 h/aula. Em ambos casos, pelo menos 1h/aula ter√° de ser fei¬≠ta no per√≠o¬≠do noturno. Para con¬≠du¬≠tores de ciclo¬≠mo¬≠tores, a car¬≠ga hor√°ria m√≠n¬≠i¬≠ma ser√° de 5h/aula.

As medi¬≠das come√ßam a valer no pra¬≠zo de 90 dias a serem con¬≠ta¬≠dos a par¬≠tir de hoje ‚Äď data em que a mat√©ria foi pub¬≠li¬≠ca¬≠da no DOU.

Em abril, durante reuni√£o do Con¬≠tran que definiu as novas regras, o min¬≠istro da Infraestru¬≠tu¬≠ra, Tar¬≠c√≠¬≠sio Gomes de Fre¬≠itas, disse que as mudan√ßas aju¬≠dar√£o a des¬≠buro¬≠c¬≠ra¬≠ti¬≠zar eta¬≠pas do proces¬≠so de for¬≠ma√ß√£o do con¬≠du¬≠tor. ‚ÄúAs decis√Ķes foram fru¬≠to de mui¬≠ta reflex√£o e est√£o sendo tomadas com toda respon¬≠s¬≠abil¬≠i¬≠dade‚ÄĚ.

Na opor¬≠tu¬≠nidade, ele argu¬≠men¬≠tou que o sim¬≠u¬≠lador n√£o teria efic√°¬≠cia com¬≠pro¬≠va¬≠da. ‚ÄúNingu√©m con¬≠seguiu demon¬≠strar que isso tem import√Ęn¬≠cia para for¬≠ma√ß√£o do con¬≠du¬≠tor. Nos pa√≠s¬≠es ao redor do mun¬≠do, ele n√£o √© obri¬≠gat√≥rio, em pa√≠s¬≠es com exce¬≠lentes n√≠veis de segu¬≠ran√ßa no tr√Ęn¬≠si¬≠to tam¬≠b√©m n√£o h√° essa obri¬≠ga¬≠to¬≠riedade. Ent√£o, n√£o h√° pre¬≠ju√≠¬≠zo para a for¬≠ma√ß√£o do con¬≠du¬≠tor‚ÄĚ, disse.

De acor­do com o min­istro, a medi­da visa reduzir a buro­c­ra­cia na reti­ra­da da habil­i­tação. Ele disse que a decisão vai esti­mar uma redução de até 15% no val­or cobra­do nos cen­tros de for­mação de con­du­tores.

Crédi­to: Agên­cia Brasil

PUBLICIDADE