PUBLICIDADE

brasil

Unicamp não usará Enem no próximo vestibular devido a calendário

A Uni­ver­si­dade Estad­ual de Camp­inas (Uni­camp) não aceitará o Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) como for­ma de seleção para ingres­so nos cur­sos com iní­cio em 2021. De acor­do com a insti­tu­ição, a mudança ocor­reu em razão da incom­pat­i­bil­i­dade de cal­endários do exame do gov­er­no fed­er­al e da uni­ver­si­dade.

‚ÄúDe acor¬≠do com o crono¬≠gra¬≠ma do Enem, os resul¬≠ta¬≠dos das provas seri¬≠am disponi¬≠bi¬≠liza¬≠dos a par¬≠tir de 29 de mar√ßo. J√° o cal¬≠end√°rio da Uni¬≠camp pre¬≠v√™ o retorno √†s aulas no dia 15 de mar√ßo‚ÄĚ, infor¬≠mou a uni¬≠ver¬≠si¬≠dade, em nota.

Segun¬≠do a Uni¬≠camp, se hou¬≠vesse a chama¬≠da dos can¬≠didatos do Enem, eles ingres¬≠saria na uni¬≠ver¬≠si¬≠dade somente ap√≥s os primeiros dias de abril, com cer¬≠ca de tr√™s sem¬≠anas de atra¬≠so em rela√ß√£o aos demais can¬≠didatos, ‚Äúo que traria um pre¬≠ju√≠¬≠zo tan¬≠to para o entrosa¬≠men¬≠to como para o rendi¬≠men¬≠to dos estu¬≠dantes‚ÄĚ.

Com a mudan√ßa, deixar√£o de ser ofer¬≠e¬≠ci¬≠das pelo Enem 639 vagas do edi¬≠tal Enem-Uni¬≠camp, cer¬≠ca de 20% das vagas totais de ingres¬≠so, que pas¬≠sar√£o a ser disponi¬≠bi¬≠lizadas pelo vestibu¬≠lar tradi¬≠cional. De acor¬≠do com a uni¬≠ver¬≠si¬≠dade, os per¬≠centu¬≠ais de vagas des¬≠ti¬≠nadas a a√ß√Ķes afir¬≠ma¬≠ti¬≠vas de cotas √©tni¬≠co-raci¬≠ais e para can¬≠didatos ori¬≠un¬≠dos de esco¬≠la p√ļbli¬≠ca est√£o man¬≠ti¬≠dos, assim como o ingres¬≠so via Vestibu¬≠lar Ind√≠¬≠ge¬≠na e via Vagas Ol√≠mpi¬≠cas.

Edição: Fábio Massalli/AB

PUBLICIDADE