PUBLICIDADE

brasil

Tocantins decreta lockdown em 33 cidades que concentram quase 70% dos casos de Covid-19

O gov­er­no do Tocan­tins decre­tou lock­down (blo­queio total) e vetou qual­quer deslo­ca­men­to de pes­soas em 33 municí­pios do Tocan­tins a par­tir de 18h deste sába­do, 16, com duração até 25 de maio. Nesse perío­do, só será per­mi­ti­da a cir­cu­lação de pes­soas para serviços essen­ci­ais e por­tan­do doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação ofi­cial com foto e más­caras pro­te­gen­do o ros­to.

Vis¬≠i¬≠tas e reuni√Ķes de pes¬≠soas da mes¬≠ma fam√≠lia que n√£o moram na mes¬≠ma resid√™n¬≠cia tam¬≠b√©m est√£o proibidas, inde¬≠pen¬≠den¬≠te¬≠mente do n√ļmero de pes¬≠soas. S√≥ √© per¬≠mi¬≠ti¬≠do se deslo¬≠car para hos¬≠pi¬≠tais, super¬≠me¬≠r¬≠ca¬≠dos, far¬≠m√°¬≠cias ou esta¬≠b¬≠elec¬≠i¬≠men¬≠tos de ativi¬≠dades essen¬≠ci¬≠ais.

As 33 cidades alcançadas con­cen­tram 67% das 24 mortes reg­istradas no Tocan­tins e a mes­ma pro­porção dos 1.179 casos con­fir­ma­dos de covid-19 no Tocan­tins até a reunião da tarde des­ta sex­ta-feira, do Comitê Estad­ual de Crise para Pre­venção do Novo Coro­n­avírus, que optou pela medi­da.

‚Äú√Č uma decis√£o dura, mas necess√°ria para con¬≠ter a situ¬≠a√ß√£o cres¬≠cente de con¬≠t¬≠a¬≠m¬≠i¬≠na√ß√£o no Tocan¬≠tins e nas local¬≠i¬≠dades atingi¬≠das pelo iso¬≠la¬≠men¬≠to ger¬≠al e evi¬≠tar o colap¬≠so da rede hos¬≠pi¬≠ta¬≠lar‚ÄĚ, defend¬≠eu o gov¬≠er¬≠nador Mau¬≠ro Car¬≠lesse (DEM), por meio da Sec¬≠re¬≠taria da Comu¬≠ni¬≠ca√ß√£o.

A maio¬≠r¬≠ia das cidades alcan√ßadas pelo decre¬≠to est√° local¬≠iza¬≠da no Bico do Papa¬≠gaio, no extremo norte do esta¬≠do, com¬≠pos¬≠to por 28 munic√≠¬≠pios, dos quais ape¬≠nas oito ain¬≠da n√£o pos¬≠suem casos con¬≠fir¬≠ma¬≠dos da doen√ßa. O secret√°rio estad¬≠ual da Sa√ļde, Edgar Toli¬≠ni, aler¬≠ta que se tra¬≠ta de regi√£o que ter√° a situ¬≠a√ß√£o agrava¬≠da. ‚ÄúA maior pre¬≠ocu¬≠pa√ß√£o √© a regi√£o norte em vir¬≠tude da grande aglom¬≠er¬≠a√ß√£o de pes¬≠soas, o que ter¬≠mi¬≠na sobre¬≠car¬≠regan¬≠do a rede hos¬≠pi¬≠ta¬≠lar.‚ÄĚ

As √ļni¬≠cas cidades fora do Bico do Papa¬≠gaio inclusas s√£o Aragua√≠¬≠na, a segun¬≠da mais pop¬≠u¬≠losa do esta¬≠do e epi¬≠cen¬≠tro do coro¬≠n¬≠av√≠rus, com 496 casos, Cariri do Tocan¬≠tins (41 casos), Nova Olin¬≠da (32), Col¬≠i¬≠nas (17) e Guara√≠ (12). Todas est√£o local¬≠izadas √† margem da BR-153, com in√ļmeros casos reg¬≠istra¬≠dos da doen√ßa de pacientes de out¬≠ros esta¬≠dos.

As cidades ser√£o fis¬≠cal¬≠izadas pelas prefeituras com apoio da Pol√≠¬≠cia Mil¬≠i¬≠tar, Cor¬≠po de Bombeiros Mil¬≠i¬≠tar, Sec¬≠re¬≠taria de Segu¬≠ran√ßa P√ļbli¬≠ca e o Detran (Depar¬≠ta¬≠men¬≠to Estad¬≠ual de Tr√Ęn¬≠si¬≠to), para a fis¬≠cal¬≠iza¬≠√ß√£o da cir¬≠cu¬≠la√ß√£o dos ve√≠cu¬≠los.

Fonte: Estadão / Foto: Ago­ra Tocan­tins

PUBLICIDADE