PUBLICIDADE

brasil

Presidente inaugura hospital de campanha para Covid-19

O pres¬≠i¬≠dente Jair Bol¬≠sonaro inau¬≠gurou hoje o Hos¬≠pi¬≠tal de Cam¬≠pan¬≠ha de √Āguas Lin¬≠das, em Goi√°s, cidade que fica no entorno do Dis¬≠tri¬≠to Fed¬≠er¬≠al, a 50 quil√īmet¬≠ros da cap¬≠i¬≠tal. A unidade vai aten¬≠der exclu¬≠si¬≠va¬≠mente casos sus¬≠peitos ou con¬≠fir¬≠ma¬≠dos de covid-19. ‚ÄúA gente torce para que pou¬≠ca gente ven¬≠ha para c√°, sinal que n√£o pre¬≠cisa de atendi¬≠men¬≠to‚ÄĚ, disse Bol¬≠sonaro.

A unidade foi con¬≠stru√≠¬≠da pelo gov¬≠er¬≠no fed¬≠er¬≠al, ao cus¬≠to de R$ 10 mil¬≠h√Ķes. O gov¬≠er¬≠no de Goi√°s custear√° insumos e equipes e o Exec¬≠u¬≠ti¬≠vo fed¬≠er¬≠al ser√° respon¬≠s√°v¬≠el pelo aluguel e a manuten√ß√£o da estru¬≠tu¬≠ra f√≠si¬≠ca do hos¬≠pi¬≠tal.

O gov¬≠er¬≠nador de Goi√°s, Ronal¬≠do Caia¬≠do, desta¬≠cou que as obras e mel¬≠ho¬≠rias que est√£o sendo feitas na √°rea da sa√ļde ficar√£o de for¬≠ma defin¬≠i¬≠ti¬≠va para aten¬≠der a pop¬≠u¬≠la√ß√£o do esta¬≠do, ap√≥s a pan¬≠demia. ‚ÄúHoje, temos condi√ß√Ķes de aten¬≠der as pes¬≠soas em todos os quad¬≠rantes do esta¬≠do de Goi√°s que aman¬≠h√£ sejam acometi¬≠dos pelo coro¬≠n¬≠av√≠rus e aman¬≠h√£ ter√£o a con¬≠tinuidade. Isso aqui n√£o ser√° uma obra tem¬≠por√°ria‚ÄĚ, disse durante a cer¬≠im√ī¬≠nia.

A unidade ter√° 200 leitos de inter¬≠na√ß√£o, dos quais 190 de enfer¬≠maria e 10 de Unidade de Ter¬≠apia Inten¬≠si¬≠va (UTI), com rede de g√°s insta¬≠l¬≠a¬≠da. Essa rede, os ger¬≠adores el√©tri¬≠cos e camas foram adquiri¬≠dos com recur¬≠sos do Min¬≠ist√©rio da Sa√ļde. Segun¬≠do a Sec¬≠re¬≠taria de Sa√ļde de Goi√°s, a estru¬≠tu¬≠ra per¬≠mite ampli¬≠ar o n√ļmero de leitos de UTI con¬≠forme a neces¬≠si¬≠dade.

Um total de 263 profis­sion­ais tra­bal­harão no local, sendo 45 médi­cos, 85 enfer­meiros e téc­ni­cos em enfer­magem, 23 fisioter­apeu­tas, além de far­ma­cêu­ti­cos, psicól­o­gos e nutri­cionistas.

A Sec¬≠re¬≠taria de Sa√ļde infor¬≠mou ain¬≠da que j√° envi¬≠ou dez ven¬≠ti¬≠ladores pul¬≠monares para a unidade, onde est√£o insta¬≠l¬≠a¬≠dos mon¬≠i¬≠tores mul¬≠ti¬≠param√©tri¬≠cos para ver¬≠i¬≠fi¬≠ca√ß√£o dos sinais vitais dos pacientes graves. O hos¬≠pi¬≠tal de cam¬≠pan¬≠ha dis¬≠p√Ķe de tom√≥¬≠grafo com¬≠puta¬≠doriza¬≠do e lab¬≠o¬≠rat√≥rio cl√≠ni¬≠co para a real¬≠iza¬≠√ß√£o de exam¬≠es.

O acor­do de coop­er­ação entre os gov­er­nos fed­er­al e de Goiás, assi­na­do em 22 de maio, pre­vê o fun­ciona­men­to do hos­pi­tal por qua­tro meses, poden­do ser pror­ro­ga­do.

De acor¬≠do com o bole¬≠tim divul¬≠ga¬≠do ontem (4) pela Sec¬≠re¬≠taria de Sa√ļde de Goi√°s, o esta¬≠do tem 5.023 casos de Covid-19 e 164 mortes cau¬≠sadas pela doen√ßa. H√° ain¬≠da 27.115 casos sus¬≠peitos em inves¬≠ti¬≠ga√ß√£o.

Em todo o país, já são 614.941 casos e 34.021 mortes pelo novo coro­n­avírus.

Edição: Aline Leal/Agência Brasil
PUBLICIDADE