PUBLICIDADE

brasil

Parque Nacional da Tijuca terá regras mais rígidas aos visitantes

Reaber¬≠to des¬≠de o dia 9 de jul¬≠ho, o Par¬≠que Nacional da Tiju¬≠ca dev¬≠er√° ado¬≠tar regras mais r√≠gi¬≠das aos vis¬≠i¬≠tantes ‚Äď que t√™m insis¬≠ti¬≠do em des¬≠cumprir as medi¬≠das de segu¬≠ran√ßa ado¬≠tadas em vir¬≠tude da pan¬≠demia do novo coro¬≠n¬≠av√≠rus.

A dire√ß√£o do par¬≠que afir¬≠ma que est√£o sendo feitas a√ß√Ķes de edu¬≠ca√ß√£o e con¬≠sci¬≠en¬≠ti¬≠za¬≠√ß√£o ambi¬≠en¬≠tal a respeito das novas regras, mas que essas medi¬≠das n√£o t√™m sur¬≠tido o efeito esper¬≠a¬≠do. Em raz√£o dis¬≠so, o par¬≠que ado¬≠tar√° mul¬≠tas ‚Äď que v√£o de R$ 500 a R$ 10 mil ‚Äď a pes¬≠soas que estiverem sem m√°s¬≠cara, reunidas em gru¬≠pos com mais de dez mem¬≠bros, aces¬≠san¬≠do os mirantes que est√£o fecha¬≠dos, toman¬≠do ban¬≠ho de cachoeira, cir¬≠cu¬≠lan¬≠do de ve√≠cu¬≠lo motor¬≠iza¬≠do na √°rea da unidade de con¬≠ser¬≠va√ß√£o, entre out¬≠ras.

Al√©m dis¬≠so, o par¬≠que poder√° apreen¬≠der equipa¬≠men¬≠tos e mate¬≠ri¬≠ais que este¬≠jam com os infratores. √Äs pes¬≠soas que fazem exer¬≠c√≠¬≠cios de alta inten¬≠si¬≠dade, o uso de m√°s¬≠cara tam¬≠b√©m √© exigi¬≠do e a recomen¬≠da√ß√£o √© que seja reduzi¬≠da a inten¬≠si¬≠dade do exer¬≠c√≠¬≠cio e o f√īlego seja recu¬≠per¬≠a¬≠do ain¬≠da de m√°s¬≠cara, sem retir√°-la. O fla¬≠grante da aus√™n¬≠cia de m√°s¬≠cara pode resul¬≠tar em penal¬≠iza¬≠√ß√£o.

As fotos pub¬≠li¬≠cadas em redes soci¬≠ais do pr√≥prio usu√°rio (onde ele assume pub¬≠li¬≠ca¬≠mente o com¬≠por¬≠ta¬≠men¬≠to em desacor¬≠do com as regras do par¬≠que) ou ima¬≠gens denun¬≠ci¬≠adas por e‚ÄĎmail (denuncia.pnt@icmbio.gov.br) poder√£o ser uti¬≠lizadas como provas no proces¬≠so de autu¬≠a√ß√£o e de mul¬≠ta.

Educação ambiental

De acor­do com a direção do par­que, o tra­bal­ho de con­sci­en­ti­za­ção e de edu­cação ambi­en­tal é pri­or­i­dade e con­tin­uará sendo feito antes da apli­cação da mul­ta, uma vez que a manutenção da reaber­tu­ra do par­que depende fun­da­men­tal­mente da colab­o­ração dos vis­i­tantes.

Todas as infor¬≠ma√ß√Ķes e regras do que √© per¬≠mi¬≠ti¬≠do no Par¬≠que da Tiju¬≠ca, maior flo¬≠res¬≠ta urbana do mun¬≠do, est√£o dispon√≠veis no site do par¬≠que e em todas as redes soci¬≠ais da unidade de con¬≠ser¬≠va√ß√£o.

Edição: Lílian Beral­do

PUBLICIDADE