3.8 // esporte4.2 // saúde

Exercícios aos finais de semana reduzem riscos à saúde

Você é aquele tipo de pessoa que tenta ter uma vida saudável, mas acaba desistindo das atividades físicas por falta de tempo em uma semana super corrida com uma rotina de estudos e trabalho? Então temos boas notícias! Um recente estudo feito na Inglaterra e na Austrália mostrou que usar o final de semana para praticar exercícios pode ser o suficiente para gerar benefícios à saúde.

Pesquisadores da Universidade Loughborough, na Inglaterra, e da Universidade de Sydney, na Austrália, monitoraram a saúde de 64 mil pessoas durante 18 anos, e concluíram que os benefícios à saúde de uma pessoa que faz atividade física aos sábados e domingos, desde que sejam seguidos alguns parâmetros, são muitos e podem inclusive reduzir o risco de se obter vários tipos de doença.

SIM! É POSSÍVEL SER UM ATLETA DE FINAL DE SEMANA!Essa pesquisa é uma ótima notícia para os “atletas de fim de semana”. Pessoas que, por falta de tempo, só realizam atividades físicas nos dias de folga.

Comparando com pessoas que não fazem nenhum tipo de exercício, quem se exercita de alguma forma (regular ou irregularmente) apresenta menos risco de morrer de câncer ou doenças cardiovasculares, que podem levar a infartos e acidente vascular cerebral, o AVC.

Os “atletas de fim de semana” que conseguiram cumprir a cota semanal em apenas dois dias reduziram suas chances de problemas vasculares em 41% e de câncer em 18% se comparados com pessoas sedentárias.

Já quem praticou exercícios regularmente de três a mais dias da semana reduziu os riscos em 41% e 21%, respectivamente. Ou seja, a diferença é bem pouca.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES…É importante lembrar que especialistas recomendam que pessoas com idade entre 19 e 64 anos façam, pelo menos, 150 minutos de atividade aeróbica moderada semanalmente. Como pedalar ou caminhar em um ritmo mais acelerado, por exemplo.

Mas, se você tiver menos tempo livre e mais pique, pode ainda optar por 75 minutos de atividade aeróbica intensa, como corrida ou jogar tênis. Mesmo assim, ainda é possível estabelecer sessões de diferentes intensidades, como correr por 30 minutos duas vezes por semana e caminhar uma vez por 30 minutos.

Os exercícios considerados de força como musculação, devem ser praticados duas ou mais vezes na semana, envolvendo todos os músculos.

QUALQUER SEGUNDO VALE A PENA!Gary O’Donovan, autor do estudo e especialista em atividade física e saúde da Universidade Loughborough, diz que o importante mesmo é se exercitar. Além disso, vale também adotar outros hábitos positivos que contribuem para a saúde, como uma alimentação mais saudável e a redução de consumo de bebidas alcoólicas.

Por isso, não tem desculpa para o sedentarismo, mesmo se você for um atleta de fim de semana. É só deixar a preguiça de lado e ir em frente!

 

Fotos: Reprodução

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista