4.3 // corpo & fitnessmanual

Equipamento de LED prepara o músculo para o exercício e auxilia na redução da gordura localizada

O Sportllux é um gadget de uso próprio que age na recuperação muscular de atletas profissionais e amadores através de LEDs vermelhos e infravermelhos. “A fotobiomodulação, também conhecida como Low Level Light Therapy (LLLT) tem a capacidade de transformar a energia da luz em efeito fisiológico. Cada comprimento de onda age em cromóforos específicos gerando respostas terapêuticas. O comprimento de onda na faixa da região do vermelho e infra-vermelho apresentam ação anti-inflamatória e analgésica, auxiliando na preparação muscular pré-exercício e na recuperação pós-exercício”, afirma o angiologista Dr. Álvaro Pereira de Oliveira.

Um estudo publicado no Journal Of Orthopaedic & Sports Physical Therapy constata que a tecnologia LLLT, aplicada antes ou após o exercício, atrasa significativamente o desenvolvimento da fadiga muscular e possui um efeito protetor sobre o dano muscular induzido pelo exercício. Além disso, se usado corretamente, o aparelho auxilia na eliminação de gordura localizada, alivia a dor crônica e aguda, auxilia na contração muscular e melhora a microcirculação no local e o fluxo linfático. “Quando a luz interage com os tecidos, ocorre o aumento de ATP mitocondrial e de óxido nítrico. O ATP auxilia na contração muscular, já o óxido nítrico possui efeito analgésico. Logo, o Sportllux pode ser utilizado para câimbras, lombalgias, fibromialgias, fadiga muscular, redução de edema, tendinites, artrites, bursites, pós-operatório, dores neurológicas e ação anti-inflamatória local”, explica o Dr. Alváro.

Sobre o modo de uso, o angiologista esclarece que o produto deve ser confortavelmente posicionado no local de aplicação, sendo mantido na mesma posição durante toda a sessão. Podendo ser utilizado tanto no pré quanto no pós-exercício, o Sportllux possui as seguintes indicações:

– Uma sessão de 10 minutos antes da atividade física: prepara o músculo para o exercício, melhorando a microcirculação local, o fluxo linfático e auxiliando na modulação do estresse oxidativo;

– Duas sessões seguidas, totalizando 20 minutos, após a atividade física: acelera a remoção de ácido lático, aliviando as dores crônicas e agudas;

– Duas sessões seguidas, totalizando 20 minutos, duas vezes ao dia: auxilia na remoção da gordura localizada e promove ação analgésica e anti-inflamatória no caso de lesões osteoarticulares.

 - REVISTA MAISJR

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista