PUBLICIDADE

6.0 - estilo de vidaesporte

Conmebol não usará árbitro de vídeo nas fases iniciais da Libertadores

A Con­mebol (Con­fed­er­ação Sul-Amer­i­cana de Fute­bol) ain­da não tem ideia de quan­do usará o árbi­tro de vídeo na Lib­er­ta­dores-2018, depois de estrear a tec­nolo­gia em seis par­tidas no torneio real­iza­do ano pas­sa­do. O blog apurou que a enti­dade já descar­tou o uso nas três fas­es pre­lim­inares, com iní­cio ago­ra em janeiro, e na de gru­pos, que começa no fim de fevereiro, e tra­bal­ha para ten­tar via­bi­lizá-la a par­tir das oitavas de final. Mas não é fácil.

No reg¬≠u¬≠la¬≠men¬≠to da Lib¬≠er¬≠ta¬≠dores, aprova¬≠do pelos clubes no fim de dezem¬≠bro, l√° no arti¬≠go 165 a Con¬≠mebol escreveu que ‚ÄĚfica aber¬≠ta a pos¬≠si¬≠bil¬≠i¬≠dade de usar a tec¬≠nolo¬≠gia VAR (√°rbi¬≠tro assis¬≠tente de v√≠deo, com sigla em ingl√™s). A Con¬≠mebol poder√° usar a tec¬≠nolo¬≠gia em qual¬≠quer eta¬≠pa do torneio‚ÄĚ.

O prin¬≠ci¬≠pal prob¬≠le¬≠ma para a uti¬≠liza¬≠√ß√£o do VAR √© que nem todos os est√°¬≠dios teri¬≠am estru¬≠tu¬≠ra para rece¬≠ber c√Ęmeras e equipa¬≠men¬≠tos, expli¬≠cou a enti¬≠dade a car¬≠to¬≠las de alguns clubes m√™s pas¬≠sa¬≠do, no Paraguai. Isso pode¬≠ria acar¬≠retar uma situ¬≠a√ß√£o em que somente alguns jogos das primeiras fas¬≠es teri¬≠am a tec¬≠nolo¬≠gia, o que ben¬≠e¬≠fi¬≠cia¬≠ria algu¬≠mas equipes que teri¬≠am erros de arbi¬≠tragem cor¬≠rigi¬≠dos, enquan¬≠to out¬≠ras n√£o.

Alguns exem¬≠p¬≠los de fal¬≠ta de estru¬≠tu¬≠ra foram usa¬≠dos, como o pequeno Delfin, clube equa¬≠to¬≠ri¬≠ano que estrear√° na Lib¬≠er¬≠ta¬≠dores e tem um pequeno est√°¬≠dio para 17 mil pes¬≠soas na cidade de Man¬≠ta, litoral do Equador. Quem con¬≠hece o cam¬≠po disse ser com¬≠pli¬≠ca¬≠do a insta¬≠la√ß√£o de equipa¬≠men¬≠tos para um uso efi¬≠caz do VAR ‚Äď o Delfin est√° no Grupo 2 ao lado de Atl√©ti¬≠co Nacional-COL, Colo Colo-CHI e Bol√≠¬≠var-BOL.

H√° tam¬≠b√©m a quest√£o finan¬≠ceira. A Con¬≠mebol n√£o divul¬≠ga qual seria o cus¬≠to para a uti¬≠liza¬≠√ß√£o do √°rbi¬≠tro assis¬≠tente nas 156 par¬≠tidas da com¬≠peti√ß√£o, mas o val¬≠or √© bem alto. Se o √°rbi¬≠tro de v√≠deo for usa¬≠do somente a par¬≠tir das oitavas de final, como se tra¬≠bal¬≠ha no momen¬≠to, esse n√ļmero cai para 30 par¬≠tidas, con¬≠sid¬≠er¬≠a¬≠do finan¬≠ceira¬≠mente mais vi√°v¬≠el pela enti¬≠dade.

Out­ro pon­to é que a par­tir das oitavas a exigên­cia téc­ni­ca para está­dios fica maior, sendo mais fácil implan­tar a tec­nolo­gia. Por exem­p­lo: se pas­sar da fase de gru­pos, o Delfin não poderá man­dar par­tidas em seu cam­po, pois a capaci­dade mín­i­ma a par­tir dessa fase é de 20 mil espec­ta­dores.

A Con¬≠mebol prom¬≠e¬≠teu aos clubes uma posi√ß√£o at√© o in√≠¬≠cio da fase de gru¬≠pos. H√° quem seja favor√°v¬≠el de definir j√° que se use a tec¬≠nolo¬≠gia somente nas semi¬≠fi¬≠nais e final, como ocor¬≠reu em 2017. Os jogos entre Gr√™mio x Barcelona-EQU e Lan√ļs-ARG x Riv¬≠er Plate-ARG, e a decis√£o Gr√™mio x Lan√ļs, estre¬≠ou a tec¬≠nolo¬≠gia em torneios sul-amer¬≠i¬≠canos, mas teve prob¬≠le¬≠mas.

No con¬≠fron¬≠to entre argenti¬≠nos, por exem¬≠p¬≠lo, o Riv¬≠er reclam¬≠ou que o sis¬≠tema n√£o foi usa¬≠do em um lance duvi¬≠doso a seu favor, somente para o rival. H√° ori¬≠en¬≠ta√ß√£o para que somente o √°rbi¬≠tro pos¬≠sa pedir a revis√£o, os clubes n√£o t√™m esse dire¬≠ito como em out¬≠ras modal¬≠i¬≠dades.

Oito times brasileiros estarão na dis­pu­ta da Lib­er­ta­dores-2018: Grêmio, Corinthi­ans, Palmeiras, Cruzeiro, Fla­men­go e San­tos entram dire­to na fase de gru­pos, e Vas­co e Chapecoense estreiam antes, na segun­da fase pre­lim­i­nar.

Fonte: Blog do Mar¬≠cel Riz¬≠zo ‚ÄĒ UOL

PUBLICIDADE