dossiêeconomia

2º lote de restituição do Imposto de Renda já está disponível

O segundo lote de restituição do Imposto de Renda já está disponível a partir desta segunda-feira (16). Nessa etapa, 3.360.917 contribuintes serão contemplados, com liberação de R$ 5 bilhões. Agora, a novidade será a inclusão de professores entre os grupos com prioridade de recebimento. Aproximadamente um terço dos recursos (1,62 bi de reais)  será paga aos contribuintes com prioridade para receber, pessoas a partir de 60 anos ou que tenham doenças graves.

A prioridade de recebimento para os professores foi garantida no final de outubro de 2017, através de uma lei sancionada pelo presidente Michel Temer. Logo após o primeiro pagamento aos idosos, os profissionais do ensino cuja maior fonte de renda seja o Magistério passaram a ter prioridade na restituição a partir deste ano.

A restituição do IRPF 2018 virá corrigida em 2,04% (variação da taxa básica de juros, a Selic, de maio a julho deste ano). Neste lote, também serão incluídas devoluções residuais dos exercícios de 2008 a 2017. Nestes casos, as devoluções serão pagas com correções que variam de 2,04% a 104,16%, dependendo do ano.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone 146. É preciso informar o CPF e a data de nascimento.

Fonte: O Globo

Foto: Pixabay

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista