Mercado

Viagens áreas para América Latina devem dobrar nos próximos 20 anos

O número de viagens aéreas na América Latina deve dobrar nas próximas duas décadas. A previsão se dará graças ao crescimento antecipado da classe média na região, que passará de 350 milhões de pessoas para 520 milhões até 2037, e a evolução dos modelos de negócios das companhias aéreas que tornam as viagens mais acessíveis. O tráfego de passageiros na região deve continuar a crescer ao longo das próximas duas décadas, passando de 0,4 viagens per capita em 2017 a aproximadamente de 0,9 viagens per capita em 2037. Historicamente, o tráfego doméstico é o segmento com o crescimento mais rápido, mas em 2017 o intra-regional cresceu com mais rapidez. Menos da metade das 20 principais cidades da região estão conectadas por um voo diário, criando um grande potencial para as companhias aéreas regionais construírem o tráfego intra-regional.

Segundo a última previsão global de Mercado da Airbus (o Airbus Global Market Forecast – GMF), a região da América Latina e Caribe precisará de 2.720 aeronaves novas para o transporte de passageiros e de carga para conseguir atender à essa crescente demanda. Com valor estimado em US$ 349 bilhões, essa previsão abarca 2.420 aeronaves pequenas e 300 aeronaves médias, grandes e extra grandes. Isso significa que a frota em serviço na região deve praticamente dobrar, das 1.420 aeronaves atualmente em serviço para 3.200 nas próximas duas décadas. Dessas, 940 substituirão aeronaves de gerações anteriores, 1.780 serão utilizadas para crescer a oferta e 480 devem continuar em serviço.
“Continuamos a observar um crescimento no setor de transporte aéreo da região, apesar de alguns desafios econômicos. Com a estimativa de que dois dos 13 maiores fluxos de tráfego no mundo envolverão a América Latina, e a expectativa do tráfego dobrar, estamos bastante otimistas de que a região continuará a ser resiliente. Além disso, com o aumento da demanda intra e inter-continental, as operadoras latino-americanas estarão em uma posição muito forte para aumentar sua presença no segmento do mercado global de longo curso”, afirma Arturo Barreira, Presidente da Airbus América Latina e Caribe, durante o ALTA Airline Leaders Forum.

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista