Negócios

Vagas temporárias: como aproveitar para ser efetivado?

Com mais de 12 milhões de brasileiros desempregados, as vagas temporárias são uma oportunidade para quem precisa voltar ao trabalho. Segundo a Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de RH, Trabalho Temporário e Terceirização (Fenserhtt), serão 101 mil empregos temporários no fim deste ano.

A maior parte das vagas, historicamente, é no setor de comércio, que tem muito movimento no fim do ano por conta das festas, mas existem vagas em todos os setores. As oportunidades que, a princípio, tem duração definida, podem se tornar vagas fixas. O estudo também aponta que mais de 5 mil profissionais podem ser efetivados nesta temporada.

Para Rogério Gabriel, fundador e presidente do Grupo Prepara, o trabalho temporário continua sendo uma porta de entrada para quem deseja uma chance no mercado de trabalho, principalmente, os mais jovens. “Para se diferenciar em um mercado competitivo é imprescindível investir em qualificação profissional e isso vale para o resto da vida, afinal, educação e conhecimento são bens adquiridos continuamente, independentemente da idade de cada um”, afirma o executivo.

Para se destacar neste ofício, Rogério Gabriel aponta algumas dicas de como aproveitar essa oportunidade.

Não encare como algo passageiro: “Na Prepara Cursos, onde oferecemos mais de 80 cursos profissionalizantes, temos exemplos de muitos estudantes que conquistaram a efetivação após ingressarem por meio de vagas temporárias. Acredito que a primeira dica para quem busca estabilidade ao fim do contrato temporário é não encarar aquele emprego como algo passageiro, e se dedicar verdadeiramente a suas funções”, comenta Gabriel.

Se integre à equipe:  em uma colocação, você está em constante avaliação.  Por isso, procure se encaixar ao grupo, sendo colaborativo e trazendo boas ideias que somem na entrega final do produto ou serviço, afirma.

Destaque seu currículo: “Em tempo de recessão, a educação não pode ficar para depois. Investir no domínio de novas tecnologias de informática e aprender um segundo idioma é fundamental no crescimento profissional”, diz.

Mostre suas qualidades: “Aproveite o tempo que tem na empresa para destacar seus pontos fortes e mostrar como você poderia ajudar em caso de uma contratação. Tenho certeza de que dessa maneira as pessoas irão se sobressair com seus currículos e crescer dentro de seus empregos conforme o esperado”, conclui o executivo.

Foto: Reprodução

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista