PUBLICIDADE

mundo

Com a confirmação de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melanie Trump, testaram positivo para o coronavírus, começaram as dúvidas sobre como teriam sido expostos ao vírus.

Um evento lotado no Rose Garden, na Casa Branca, está sob foco intenso — a cerimônia em 26 de setembro, quando Trump anunciou formalmente sua nomeação da conservadora Amy Coney Barrett para a Suprema Corte.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), normalmente leva cerca de cinco a seis dias para que os sintomas apareçam após uma pessoa contrair o vírus.

As imagens do evento mostraram poucos participantes usando máscaras e os assentos não estavam separados por dois metros. Alguns convidados se cumprimentara batendo os punhos, enquanto outros apertavam as mãos ou até se abraçavam.

Oito pessoas que compareceram à cerimônia já testaram positivo para coronavírus — embora não esteja claro exatamente onde e quando contraíram o vírus. Além do presidente e da primeira-dama:

  • O ex-governador de Nova Jersey Chris Christie anunciou no sábado (03/10) que contraiu o vírus
  • Kellyanne Conway, que renunciou ao cargo de conselheira sênior de Trump em agosto, confirmou na sexta-feira (02/10) que testou positivo
  • Mike Lee, senador republicano de Utah, confirmou seu teste positivo pelo Twitter, assim como o senador da Carolina do Norte Thom Tillis
  • A Universidade de Notre Dame confirmou que seu presidente, o reverendo John Jenkins, também tem Covid-19
  • Um jornalista que não foi identificado e que compareceu ao evento também contraiu o vírus, segundo a Associação de Correspondentes da Casa Branca