brasilpolítica

Rodada Barômetro Abrig_IPE vai avaliar desempenho do governo Bolsonaro

 

 - REVISTA MAISJR

A Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), em parceria com o Instituto de Pesquisas & Estratégias (IPE), irá divulgar pesquisas trimestrais avaliando expectativas e desempenho das Políticas Públicas que estão sendo discutidas e implementadas no Brasil. O material servirá de termômetro não só para os profissionais de RIG, como para os gestores públicos que assumiram seus novos postos no último dia 1º de janeiro.

A primeira Rodada do Barômetro ABRIG-IPE, que deu início a série, entrevistou 2.091 brasileiros – com 16 anos de idade ou mais, com diferentes graus de instrução e ideologias assumidas -, em 223 cidades das cinco regiões país, no final de dezembro. O levantamento revela que 49% dos entrevistados acreditam que o governo vai resolver os principais problemas do país.

Mais da metade da população do país acredita que Bolsonaro fará um governo ótimo (29%) ou bom (27%). Se somados os 22% que esperam uma gestão regular (22%), a expectativa positiva alcança 78% da população. O Barômetro ABRIG-IPE aponta que o combate à corrupção figura entre os cinco temas que os brasileiros gostariam que fossem priorizados pelo governo Bolsonaro, ficando atrás apenas de saúde, educação, segurança e geração de empregos.

A pesquisa também traz um corte regional sobre as prioridades dos brasileiros de acordo com sua respectiva realidade local. Os mais otimistas em relação ao governo Bolsonaro estão no Norte (67%) e os mais desconfiados estão no Nordeste (40%).  Sobre a imagem das instituições, apenas 19% dos entrevistados aprovam o trabalho do Congresso Nacional e 29% aprovam o Judiciário. Os índices baixos demonstram o desafio desses poderes em responder a expectativa da população.

A II Rodada do Barômetro ABRIG-IPE será divulgada em março em mesa redonda com analistas políticos convidados.

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista