dossiêNegócios

Planejamento é fundamental para redução de custos em empresas

A crise econômica dos últimos anos trouxe inúmeras consequências negativas, mas, no mundo dos negócios, isso pode levar ao surgimento de oportunidades diversas. Empresas fecharam, outras cresceram, empregados demitidos se tornaram empresários e muito ainda vem mudando.

Em compasso com isso, viu-se aumentar, também, casos de sonegação fiscal, corrupção vinculada a tributos e a aparição de empresas com dívidas bilionárias por conta de erros e equívocos no momento de recolher o pagamento de impostos.

“Há uma crescente necessidade de manter um planejamento tributário, mas também é grande a resistência das companhias em investir nisso”, explica a diretora do IBPT Educação, Letícia Mary Fernandes do Amaral.

O planejamento tributário é um importante instrumento para a estruturação de todas as empresas diante de um confuso sistema tributário que é o brasileiro. São mudanças na legislação, alterações na interpretação por órgãos julgadores e fiscalizadores, que precisam da análise de um especialista para que nada seja esquecido.

Essa reunião de medidas judiciais, contábeis e administrativas é imprescindível para que qualquer negócio seja sólido e tenha uma projeção de crescimento e manutenção além de poucos meses.

Mas o que é a teoria sem a prática, e como entender a aplicação do planejamento tributário para estruturar um negócio, não tendo o conhecimento para isso, ou ao menos o ponto de início?

Empresas de ensino especializadas estão cada vez mais investindo na internet para capacitar e qualificar profissionais que trabalham na área, e um deles é o IBPT Educação, braço educacional do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, entidade com com mais de 25 anos de experiência na área tributária e empresarial.

“Oferecemos, além de cursos de extensão, nossos workshops que trazem a prática aliada ao conhecimento para o aluno que estará preparado para atuar no mercado, com qualidade e expertise”, destaca Letícia.

Ainda, de acordo com a diretora do IBPT Educação, ao adquirir um workshop, o aluno poderá navegar por toda a plataforma de ensino do IBPT Educação. “Além disso, poderá se familiarizar com a metodologia própria empregada em outros cursos ofertados. Também tem acesso ao material didático e ao enunciado do case apresentado durante o BI & TAXATHON, edição 2017”, afirma.

Investir em conhecimento é rentável, principalmente na área fiscal, pois instrumentos como planejamento tributário, quando realizado corretamente, consegue muitas vezes, dentro da legalidade, suprimir, minimizar ou adiar o próprio fato gerador do tributo, resultado em menor custo para as empresas.

Temas como esse e demais outros, corriqueiros entre empresários, mas que poucos dominam, são apresentados e debatidos na BI & Taxathon, evento promovido pelo IBPT Educação, que terá sua 2ª edição já em setembro.

 

Foto: Pixabay

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista