PUBLICIDADE

4.0 - EmpreendedorismoMercado

Pequenas empresas lançam franquias

Na con¬≠tram√£o da crise, o setor de fran¬≠quias pre¬≠v√™ expan¬≠s√£o de 8% no fat¬≠u¬≠ra¬≠men¬≠to e de 3% em n√ļmero de unidades em 2018. √Č o que apon¬≠ta lev¬≠an¬≠ta¬≠men¬≠to da Asso¬≠ci¬≠a√ß√£o Brasileira de Fran¬≠chis¬≠ing (ABF). At√© jun¬≠ho, o fran¬≠chis¬≠ing brasileiro reg¬≠istrou aumen¬≠to de 7,4% em sua recei¬≠ta no acu¬≠mu¬≠la¬≠do dos √ļlti¬≠mos 12 meses.

As boas per­spec­ti­vas de mer­ca­do têm estim­u­la­do o cresci­men­to do setor, inclu­sive o surg­i­men­to de novas opor­tu­nidades para micro e peque­nas empre­sas se tornarem fran­queado­ras. Hoje, (20) qua­tro dess­es pequenos negó­cios irão lançar suas próprias fran­quias para investi­dores. Apoiadas pelo pro­gra­ma Minas Fran­quia, desen­volvi­do pelo Sebrae Minas, a By Piso (de Belo Hor­i­zonte), Meu Waf­fle (Con­sel­heiro Lafai­ete), a Eco­pro (Con­tagem) e Anele Semi jóias( Patos de Minas) decidi­ram expandir seus negó­cios.

Durante 12 meses, cada empre¬≠sa pas¬≠sou por uma an√°lise de diver¬≠sas eta¬≠pas, como: iden¬≠ti¬≠fi¬≠ca√ß√£o do n√≠v¬≠el de maturi¬≠dade do neg√≥¬≠cio, pesquisa se a mar¬≠ca est√° reg¬≠istra¬≠da no Insti¬≠tu¬≠to Nacional de Pro¬≠priedade Indus¬≠tri¬≠al (INPI), an√°lise do per¬≠fil do empres√°rio, lev¬≠an¬≠ta¬≠men¬≠to dos n√ļmeros do mer¬≠ca¬≠do de atu¬≠a√ß√£o, padroniza¬≠√ß√£o do atendi¬≠men¬≠to e do mod¬≠e¬≠lo de neg√≥¬≠cio.

‚ÄúN√£o ter√≠amos a menor pos¬≠si¬≠bil¬≠i¬≠dade de trans¬≠for¬≠mar a By Piso em fran¬≠queado¬≠ra‚ÄĚ,  n√£o fos¬≠se o apoio do Minas Fran¬≠quia,  afir¬≠ma Adil¬≠ma Nunes, pro¬≠pri¬≠et√°ria. Ela con¬≠ta que come√ßou sua tra¬≠jet√≥ria como vende¬≠do¬≠ra em loja de acaba¬≠men¬≠tos, onde perce¬≠beu a neces¬≠si¬≠dade de prestar uma con¬≠sul¬≠to¬≠ria espe¬≠cial¬≠iza¬≠da aos clientes. Adil¬≠ma j√° fechou um con¬≠tra¬≠to e espera expandir os neg√≥¬≠cios n√£o s√≥ em Belo Hor¬≠i¬≠zonte, mas tam¬≠b√©m inte¬≠ri¬≠or de Minas e S√£o Paulo.

Segun¬≠do a anal¬≠ista do Sebrae Minas, Alessan¬≠dra Sim√Ķes, o obje¬≠ti¬≠vo do pro¬≠gra¬≠ma √© fomen¬≠tar o surg¬≠i¬≠men¬≠to de fran¬≠quias mineiras entre empre¬≠sas bem-estru¬≠tu¬≠radas, com know how para faz¬≠er parte do seg¬≠men¬≠to de fran¬≠chis¬≠ing e dividir a exper¬≠i√™n¬≠cia e os riscos de mer¬≠ca¬≠do com out¬≠ros investi¬≠dores.

Durante even¬≠to, que ser√° aber¬≠to ao p√ļbli¬≠co √†s 19h, na sede do Sebrae Minas (Aveni¬≠da Bar√£o Homem de Melo, 329 ‚Äď Nova Grana¬≠da) ser√£o real¬≠izadas duas palestras. A primeira com a Dire¬≠to¬≠ra Region¬≠al da ABF Minas Gerais, Danyelle Van Strat¬≠en, que vai falar sobre o mer¬≠ca¬≠do de fran¬≠chis¬≠ing e a segun¬≠da com o empres√°rio Adil¬≠son Ladeira, da Haku¬≠na Bata¬≠ta, que par¬≠ticipou do Minas Fran¬≠quia em 2015.

Foto: Divul­gação

PUBLICIDADE