brasil

Juiz Luis Bonat assume Operação Lava Jato no Paraná

 - REVISTA MAISJR

(Crédito TRF4 / Divulgação) 

O juiz federal Luiz Antonio Bonat, 64 anos, assume, nesta semana,  os processos da Operação Lava Jato, no Paraná.  O novo titular da 13ª Vara Federal, em Curitiba, ocupa a vaga do ex-juiz federal Sergio Moro, que deixou o cargo para assumir o Ministério da Justiça e Segurança. O nome do juiz foi confirmado pelo Tribunal Regional da 4ª Região no início do mês passado.

Em relação à Operação Lava Jato, o magistrado disse que manterá a estrita observância do que determina a legislação no que tange aos processos em andamento, manifestando-se apenas nos autos. “Será sempre respeitado o princípio da publicidade dos atos processuais, que é uma garantia fundamental de justiça, ressalvando-se, claro, as questões que demandem sigilo”.

Com 25 anos de carreira, Bonat é o juiz mais antigo da Justiça Federal da 4ª Região.  Proferiu a primeira sentença de condenação penal de pessoa jurídica no Brasil, em razão da prática de crime ambiental. Antes de ser escolhido para substituir Moro, era titular da 21ª Vara Federal de Curitiba, especializada na área previdenciária.

Bonat possui especialização em Direito Público, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É coautor do livro Importação e Exportação no Direito Brasileiro, que tem como tema crimes relacionados com o comércio exterior.

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista