mundopolítica

Governo anuncia escritório brasileiro em Jerusalém

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: REUTERS/Ammar Awad)

Em visita oficial a Israel até a próxima quarta-feira (03), a convite do Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a criação de um escritório brasileiro do governo em Jerusalém para promoção de comércio e investimento, tecnologia e inovação, a ser coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores. Também foram assinados seis acordos de cooperação bilateral, nos campos da ciência e tecnologia; defesa; segurança pública; aviação civil; segurança cibernética; e saúde.

Os dois países irão aprofundar a cooperação bilateral em segurança pública e no combate a todas as formas de crime organizado, além de formalizarem um memorando de entendimento sobre segurança cibernética.  Também se comprometeram a intercambiar melhores práticas sobre a concepção dos mercados domésticos de gás natural, do qual são dois produtores relevantes.

Os líderes também assinaram Acordo de Cooperação em Ciência e Tecnologia, que permitirá planejamento mais adequado, monitoramento e avaliação das atividades bilaterais, assim como o lançamento de novas iniciativas no campo da ciência e tecnologia. Eles expressaram satisfação com os esforços de aproximação dos ecossistemas de inovação brasileiro e israelense. Nesse contexto, celebraram o lançamento de duas chamadas conjuntas da FINEP e da EMBRAPII com a Autoridade Israelense de Inovação, assim como a primeira edição do programa “Scaleup in Brazil” com startups israelenses.

Os líderes também celebraram acordo de serviços aéreos entre Brasil e Israel. O acordo visa aumentar a conectividade entre os dois países, garantindo ampla liberdade operacional às companhias aéreas, o que ajudará a fortalecer os laços entre as suas sociedades.

 

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista