PUBLICIDADE

Mercado

Gigante chinesa anuncia nova f√°brica de US$ 800 milh√Ķes no Estado de SP

Em Xan¬≠gai, Gov¬≠er¬≠no de SP se re√ļne com a empre¬≠sa de olho em tec¬≠nolo¬≠gia 5G

O Gov¬≠er¬≠nador Jo√£o Doria, ao lado do Secret√°rio da Fazen¬≠da e Plane¬≠ja¬≠men¬≠to, Hen¬≠rique Meirelles, da Secret√°ria de Desen¬≠volvi¬≠men¬≠to Econ√īmi¬≠co, Patr√≠¬≠cia Ellen, e do Secret√°rio de Rela√ß√Ķes Inter¬≠na¬≠cionais, Julio Ser¬≠son, se reuniu, na tarde des¬≠ta sex¬≠ta-feira (9), em Xan¬≠gai, com Steven Shen, Vice-Pres¬≠i¬≠dente da Huawei Brasil, e Atilio Rul¬≠li, Dire¬≠tor S√™nior de Rela√ß√Ķes P√ļbli¬≠cas e Gov¬≠er¬≠na¬≠men¬≠tais.

‚ÄúEssa reuni√£o definiu as per¬≠spec¬≠ti¬≠vas de inves¬≠ti¬≠men¬≠tos da Huawei no Brasil e em S√£o Paulo. A Huawei j√° tem uma f√°bri¬≠ca em Soro¬≠ca¬≠ba, no inte¬≠ri¬≠or de S√£o Paulo, que empre¬≠ga 2 mil fun¬≠cion√°rios dire¬≠tos e 15 mil indi¬≠re¬≠tos. Eles defini¬≠ram um novo inves¬≠ti¬≠men¬≠to em S√£o Paulo: uma nova f√°bri¬≠ca em uma nova cidade‚ÄĚ, disse o Gov¬≠er¬≠nador.

A escol¬≠ha dessa cidade ser√° fei¬≠ta pela Huawei nos pr√≥x¬≠i¬≠mos meses, den¬≠tro do polo de desen¬≠volvi¬≠men¬≠to tec¬≠nol√≥gi¬≠co do Gov¬≠er¬≠no do Esta¬≠do de S√£o Paulo. A defini√ß√£o ser√° dada por meio das cir¬≠cun¬≠st√Ęn¬≠cias de log√≠s¬≠ti¬≠ca, disponi¬≠bil¬≠i¬≠dade de m√£o de obra, condi√ß√Ķes t√©c¬≠ni¬≠cas de implan¬≠ta√ß√£o do novo site e da nova f√°bri¬≠ca, rep¬≠re¬≠sen¬≠tan¬≠do um inves¬≠ti¬≠men¬≠to de US$ 800 mil¬≠h√Ķes nos pr√≥x¬≠i¬≠mos tr√™s anos (2020 a 2022).

A fábri­ca vai supor­tar, além do mer­ca­do domés­ti­co brasileiro, tam­bém a expor­tação para a Améri­ca do Sul.

‚ÄúO pro¬≠gra¬≠ma do 5G, que foi definido nes¬≠ta reuni√£o, que n√£o √© ape¬≠nas uma evolu√ß√£o, mas √© uma rev¬≠olu√ß√£o. Traz no √Ęmbito do Esta¬≠do, dos gov¬≠er¬≠nos munic¬≠i¬≠pais, estad¬≠u¬≠ais e fed¬≠er¬≠al, a per¬≠spec¬≠ti¬≠va do uso dessa evolu√ß√£o tec¬≠nol√≥g¬≠i¬≠ca para a telemed¬≠i¬≠c¬≠i¬≠na, edu¬≠ca√ß√£o e segu¬≠ran√ßa p√ļbli¬≠ca. A conex√£o para cada km2 vai atin¬≠gir 1 mil¬≠h√£o de equipa¬≠men¬≠tos, por¬≠tan¬≠to, 1 mil¬≠h√£o de usu√°rios. √Č um salto fan¬≠t√°s¬≠ti¬≠co em rela√ß√£o a capaci¬≠dade de hoje‚ÄĚ, com¬≠ple¬≠tou Doria.

A Huawei e o Gov­er­no do Esta­do devem esper­ar o leilão dessa fre­quên­cia, por meio da Ana­tel, com o acom­pan­hamen­to do Min­istério da Ciên­cia e Tec­nolo­gia, do Gov­er­no Fed­er­al. A pre­visão é de que o leilão ocor­ra em março de 2020.

‚ÄúHaven¬≠do o leil√£o, a Huawei ter√° condi√ß√Ķes, evi¬≠den¬≠te¬≠mente, ten¬≠do um bom resul¬≠ta¬≠do, de ter a infraestru¬≠tu¬≠ra pronta e dispon√≠v¬≠el no mer¬≠ca¬≠do em mar√ßo de 2021‚ÄĚ, disse o Gov¬≠er¬≠nador.

Além dis­so, foi definido um inves­ti­men­to da Huawei, que ain­da será definido o val­or, no Insti­tu­to de Pesquisas Tec­nológ­i­cas (IPT), no perío­do de 2020 a 2022. Será ded­i­ca­do a tec­nolo­gia e ino­vação, e o apoio a acad­e­mia.

‚ÄúRecen¬≠te¬≠mente, tive¬≠mos uma reuni√£o no IPT, onde n√≥s afir¬≠mamos que o Gov¬≠er¬≠no de S√£o Paulo n√£o faria nen¬≠hu¬≠ma redu√ß√£o nos inves¬≠ti¬≠men¬≠tos pre¬≠vis¬≠tos no or√ßa¬≠men¬≠to, mas tam¬≠b√©m bus¬≠car√≠amos recur¬≠sos, no setor pri¬≠va¬≠do, para aumen¬≠tar o inves¬≠ti¬≠men¬≠to em tec¬≠nolo¬≠gia e na pesquisa em S√£o Paulo. A Huawei ser√° uma dessas empre¬≠sas a aten¬≠der esse ape¬≠lo de S√£o Paulo‚ÄĚ, declar¬≠ou Doria.

Out­ro inves­ti­men­to será na área da edu­cação, em um pro­gra­ma coman­da­do pelo Secretário da Edu­cação, Rossieli Soares.

‚Äú√Č um pro¬≠gra¬≠ma de ino¬≠va√ß√£o, tec¬≠nolo¬≠gia e dig¬≠i¬≠tal¬≠iza¬≠√ß√£o da rede p√ļbli¬≠ca de ensi¬≠no do ensi¬≠no fun¬≠da¬≠men¬≠tal e b√°si¬≠co‚ÄĚ. O obje¬≠ti¬≠vo √©, at√© o final de 2022, que as esco¬≠las da rede p√ļbli¬≠ca estad¬≠ual n√£o uti¬≠lizem mais giz e quadro negro, sub¬≠sti¬≠tuin¬≠do-os por com¬≠puta¬≠dores, tablets, smart¬≠phones e tec¬≠nolo¬≠gia de pon¬≠ta, para pro¬≠fes¬≠sores e alunos.

A Huawei será uma das par­ceiras do pro­gra­ma, tam­bém para as Esco­las Téc­ni­cas (ETECs) e FATE­Cs do Cen­tro Paula Souza.

‚ÄúPara a Huawei √© uma hon¬≠ra par¬≠tic¬≠i¬≠par dessa parce¬≠ria com o Gov¬≠er¬≠no do Esta¬≠do de S√£o Paulo. N√≥s faze¬≠mos ess¬≠es inves¬≠ti¬≠men¬≠tos para mel¬≠ho¬≠rar o ecos¬≠sis¬≠tema dos nos¬≠sos par¬≠ceiros da sociedade brasileira, das gest√Ķes p√ļbli¬≠cas‚ÄĚ, disse Atilio Rul¬≠li, Dire¬≠tor S√™nior de Rela√ß√Ķes P√ļbli¬≠cas e Gov¬≠er¬≠na¬≠men¬≠tais da Huawei.

PUBLICIDADE