PUBLICIDADE

Mercado

Gera√ß√£o Y √© a l√≠der em compras online no 2¬ļ trimestre

Ao abor¬≠dar o assun¬≠to ‚Äúcom¬≠pras via inter¬≠net‚ÄĚ, uma pos¬≠s√≠v¬≠el impress√£o √© a de que os con¬≠sum¬≠i¬≠dores que mais usam esse recur¬≠so s√£o os mais jovens, nativos do mun¬≠do dig¬≠i¬≠tal. A real¬≠i¬≠dade, por√©m, √© difer¬≠ente do que o sen¬≠so comum indi¬≠ca: de acor¬≠do com o Compre&Confie, empre¬≠sa de intelig√™n¬≠cia de mer¬≠ca¬≠do para e‚ÄĎcommerce, quem con¬≠cen¬≠tra a maio¬≠r¬≠ia dos pedi¬≠dos feitos on-line √© a Ger¬≠a√ß√£o Y (pes¬≠soas entre 25 e 39 anos).

‚ÄúO cen√°rio macro¬≠econ√īmi¬≠co de desem¬≠prego para profis¬≠sion¬≠ais rec√©m-for¬≠ma¬≠dos, muitas vezes sem lim¬≠ite de cr√©di¬≠to, con¬≠tribui para que a ger¬≠a√ß√£o Z, de pes¬≠soas nasci¬≠das a par¬≠tir de 1995, ten¬≠ham difi¬≠cul¬≠dade de atin¬≠gir o pro¬≠tag¬≠o¬≠nis¬≠mo nas com¬≠pras online. √Č uma situ¬≠a√ß√£o que deve come√ßar a mudar de figu¬≠ra a par¬≠tir do aque¬≠c¬≠i¬≠men¬≠to da econo¬≠mia e ger¬≠a√ß√£o de empre¬≠gos‚ÄĚ, afir¬≠ma Andr√© Dias, dire¬≠tor exec¬≠u¬≠ti¬≠vo do Compre&Confie.

De acor¬≠do com os dados apu¬≠ra¬≠dos no segun¬≠do trimestre, os con¬≠sum¬≠i¬≠dores da Ger¬≠a√ß√£o Y con¬≠cen¬≠tram 48,4% do total de pedi¬≠dos real¬≠iza¬≠dos, total¬≠izan¬≠do 18,8 mil¬≠h√Ķes de com¬≠pras no per√≠o¬≠do. Em fat¬≠u¬≠ra¬≠men¬≠to, esse grupo ger¬≠ou R$ 7,8 bil¬≠h√Ķes em com¬≠pras no per√≠o¬≠do, com t√≠quete m√©dio de R$ 416,10.

A maior parte dos gas­tos dess­es con­sum­i­dores está rela­ciona­da às cat­e­go­rias de Moda e Acessórios; Entreten­i­men­to; Móveis, Con­strução e Dec­o­ração; Eletrodomés­ti­cos e Ven­ti­lação; e Brin­que­dos e Bebês.

‚ÄúA ger¬≠a√ß√£o Y tem um per¬≠fil de con¬≠sumo bas¬≠tante pare¬≠ci¬≠do com a ger¬≠a√ß√£o Z, for¬≠ma¬≠da por pes¬≠soas que nasce¬≠r¬≠am a par¬≠tir de 1995. Ambos bus¬≠cam por como¬≠di¬≠dade para con¬≠sumir entreten¬≠i¬≠men¬≠to, moda e dec¬≠o¬≠ra√ß√£o, por exem¬≠p¬≠lo. Enquan¬≠to isso, os con¬≠sum¬≠i¬≠dores da ger¬≠a√ß√£o X, nasci¬≠dos entre 1960 e 1979, bus¬≠cam mais por arti¬≠gos para a casa, itens rela¬≠ciona¬≠dos √† sa√ļde e eletrodom√©s¬≠ti¬≠cos. √Č um per¬≠fil sim¬≠i¬≠lar ao dos Baby Boomers, que nasce¬≠r¬≠am entre 1940 e 1959‚ÄĚ, com¬≠ple¬≠ta Dias.

Quem vem atr√°s

Logo atr√°s da Ger¬≠a√ß√£o Y, quem ocu¬≠pa o segun¬≠do lugar no vol¬≠ume de com¬≠pras online √© a Ger¬≠a√ß√£o X (con¬≠sum¬≠i¬≠dores nasci¬≠dos entre 1960 e 1979). Ao todo, essa ger¬≠a√ß√£o real¬≠i¬≠zou 11,6 mil¬≠h√Ķes de pedi¬≠dos no segun¬≠do trimestre (29,8% do total real¬≠iza¬≠do no per√≠o¬≠do) e ger¬≠ou fat¬≠u¬≠ra¬≠men¬≠to de R$ 4,9 bil¬≠h√Ķes (rep¬≠re¬≠sen¬≠tan¬≠do 30,6% do total). O t√≠quete m√©dio dos com¬≠pradores que pos¬≠suem entre 40 e 59 anos √© de R$424,70.

Na ter¬≠ceira colo¬≠ca√ß√£o, aparece a Ger¬≠a√ß√£o Z. Do total de pedi¬≠dos no 2¬ļ trimestre, 6,2 mil¬≠h√Ķes foram feitos por con¬≠sum¬≠i¬≠dores que nasce¬≠r¬≠am a par¬≠tir de 1995, rep¬≠re¬≠sen¬≠tan¬≠do 16,1% do total. Ao anal¬≠is¬≠ar o fat¬≠u¬≠ra¬≠men¬≠to, a cama¬≠da mais jovem da pop¬≠u¬≠la√ß√£o rep¬≠re¬≠sen¬≠ta 14,7% do mon¬≠tante arrecada¬≠do, chegan¬≠do no n√ļmero de 2,4 bil¬≠h√Ķes de reais, com um t√≠quete m√©dio de R$377,20.

Por √ļlti¬≠mo, quem menos con¬≠sum¬≠iu no total foi a ger¬≠a√ß√£o de Baby Boomers. Os con¬≠sum¬≠i¬≠dores que nasce¬≠r¬≠am entre 1940 e 1959 ger¬≠aram 2,2 mil¬≠h√Ķes de pedi¬≠dos no per√≠o¬≠do, rep¬≠re¬≠sen¬≠tan¬≠do 5,7% do total. Em aspec¬≠tos finan¬≠ceiros, essa ger¬≠a√ß√£o con¬≠sum¬≠iu R$ 953 mil¬≠h√Ķes no 2¬ļ trimestre (5,9% do total).

Na com¬≠para¬≠√ß√£o entre g√™neros, as mul¬≠heres tiver¬≠am um per¬≠centu¬≠al maior que o dos home¬≠ns no mer¬≠ca¬≠do, com 51% dos pedi¬≠dos feitos (49% do total foram pedi¬≠dos do p√ļbli¬≠co mas¬≠culi¬≠no). Nas ger¬≠a√ß√Ķes Z e Baby Boomers, o resul¬≠ta¬≠do foi difer¬≠ente, com os home¬≠ns pre¬≠dom¬≠i¬≠nan¬≠do nas com¬≠pras online. J√° nas ger¬≠a√ß√Ķes X e Y, as ven¬≠das seguiram o diag¬≠n√≥s¬≠ti¬≠co do mer¬≠ca¬≠do, com o p√ļbli¬≠co fem¬≠i¬≠ni¬≠no real¬≠izan¬≠do mais com¬≠pras.

 

Ao todo, o vare¬≠jo dig¬≠i¬≠tal movi¬≠men¬≠tou 16 bil¬≠h√Ķes de reais no segun¬≠do trimestre. Soman¬≠do todos os gru¬≠pos de con¬≠sum¬≠i¬≠dores, foram real¬≠iza¬≠dos 38,9 mil¬≠h√Ķes de pedi¬≠dos. O t√≠quete m√©dio ger¬≠al de com¬≠pras foi de R$413,10.

 

PUBLICIDADE