3.0 // entretenimento3.4 // arte & cultura

Evento inicia as comemorações do St. Patrick’s Day em São Paulo

No dia 4 de março, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – será palco da primeira comemoração do St. Patrick’s Day do ano. O ‘VIVA! Irlanda’ é fruto de uma parceria entre o MI e o Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo, e promete reunir os principais pubs irlandeses da cidade, atrações musicais, de dança, oficinas culturais, palestra e exibição de filme, em uma grande comemoração ao Dia de São Patrício, padroeiro irlandês. A festa acontece das 10h00 às 18h00 (bilheteria até as 17h00), e os ingressos custam R$10 e R$5 (meia-entrada).

Celebrado originalmente no dia 17 de março, o St. Patrick’s Day foi criado em homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, o São Patrício. A festa, que é celebrada desde 1700, nasceu do desejo de imigrantes irlandeses em manter vivas as suas raízes. Nos dias de hoje, a data é o principal momento de união da comunidade irlandesa pelo mundo, uma oportunidade para difundir a cultura do país e celebrar tradições por meio de desfiles e festas.

No Museu da Imigração, o evento reunirá diversas atrações típicas da Irlanda. Os destaques gastronômicos ficam por conta dos tradicionais pubs da cidade: All Black, Camden House, Deep Bar 611, Finnegan’s Pub e O’Malley’s. Os cardápios contam com chope Guinness e chope verde, tipos variados de cerveja, drinks irlandeses, como o Car Bomb, e quitutes como o Irish Stew (cozido típico irlandês preparado com carne bovina ou de cordeiro e cerveja Stout, acompanhado de uma fatia de Irish Soda Bread, pão típico).

No palco de apresentações artísticas, a cantora internacional de música folk e celta, Jennifer Licko, faz um pocket show especial às 12h00. Na sequência, às 13h00, o septeto Fianna conta com um repertório que abrange diversas vertentes da Irish Music. Já às 14h30, o Banana Broadway anima o palco com danças irlandesas. Às 15h00, a Cia Celta Brasil e banda Oran encerram o palco com uma grande apresentação interativa de sapateado, danças tradicionais e músicas típicas da Irlanda.

O público poderá também conhecer mais sobre a cultura irlandesa em oficinas e palestras. Os curiosos poderão aprender noções básicas e a história da língua irlandesa, às 11h00, no minicurso “Irlandês: a língua da poesia”, com o escritor Claudio Quintino Crow. Às 12h00, acontece uma aula diferente de percussão: em “Colheres e tambores: ritmos da Irlanda” os percussionistas Ivan Cavalheiro e Amanda Pinheiro ensinam a utilizar talheres para compor compassos típicos. Edu Giansante, fundador do portal E-Dublin, conta em um bate-papo, às 15h30, como é morar há dez anos na Irlanda. Já às 16h00, o workshop de culinária, ministrado pela chef Elisa Hill, ensina a receita de Irish Stew. Para participar, basta retirar as senhas 20 minutos antes das atividades.

As crianças também terão um espaço para brincadeiras, e poderão assistir à exibição da animação irlandesa “Song of the Sea”, às 11h30 (faixa etária livre. Duração 93 minutos).

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, no bairro da Mooca, em São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no site: www.ticketfacil.com.br/eventos/mi-viva-irlanda.aspx.

Outras informações estão disponíveis em www.museudaimigracao.org.br

Foto: Alex Hayden/GettyImages

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista