2.0 // dossiê2.1 // economia

Bovespa fecha a semana em alta e tem índice de avanço de 4%

O principal índice de ações da B3 fechou em alta nesta sexta-feira (16), encerrando uma semana mais curta e positiva, em que o pregão brasileiro se beneficou de um ambiente global mais favorável a ativos de risco.

O Ibovespa subiu 0,28%, a 84.524 pontos. Veja a cotação. Na semana, o índice avançou 4,48%.

De acordo com o Valor Online, o Ibovespa operou em ritmo mais lento, com giro e oscilação reduzidos. Após o ganho expressivo nas últimas duas sessões, o mercado diminuiu o ímpeto comprador e opta por realizar lucros, movimento que afeta diretamente as ações com grande peso sobre o índice e que tiveram fortes ganhos nesse período.

O feriado na próxima segunda-feira nos Estados Unidos, em comemoração ao Dia do Presidente, já teve reflexo sobre a liquidez no mercado internacional e reduz também o movimento no Brasil, segundo o Valor Online.

De acordo com a Reuters, os futuros acionários norte-americanos avançavam, com agentes financeiros menos temerosos quando à inflação nos Estados Unidos e focados no crescimento econômico e nos lucros corporativos daquele país.

Intervenção no Rio afeta votação

A cena política interna também continuou no radar dos mercados, com a intervenção federal na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro colocando em risco a votação da reforma da Previdência, que já era vista com muito ceticismo pelos investidores, segundo a Reuters.

Internamente, os investidores acompanharam as negociações sobre a votação da reforma da Previdência, agora afetada pela intervenção do governo na segurança pública do Rio de Janeiro, uma vez que a Constituição veta emendas constitucionais na vigência de intervenção federal, segundo a agência.

O governo batalhava para colocar a matéria em votação até o final deste mês, mas ainda não havia conseguido o apoio político mínimo.

Destaques do dia

Vale operava estável, após atingir máxima de fechamento em quase 10 anos na véspera e renovar recorde intradia desde 2008 mais cedo nesta sessão, com números de produção no quarto trimestre considerados fortes por analistas do Credit Suisse. As ações vêm de uma série de três altas, em que acumularam ganho de 10,5%.

Petrobras tinha leve alta, tendo como pano de fundo o avanço dos preços do petróleo.

Último pregão

Na véspera, o Ibovespa avançou 0,77%, a 84.185 pontos, após ter disparado 3,27% na quarta-feira.

Fonte: G1

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista