3.0 // entretenimento3.4 // arte & cultura

20 anos e 20 curiosidades de “Harry Potter”!

Há 20 anos os bruxinhos mais famosos do planeta foram apresentados ao seu público no livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o primeiro dos sete escritos por J. K. Rowling, sobre o menino com poderes mágicos. Neste período, a história de Harry Potter transformou a vida da escritora britânica e de milhares de fãs mundo afora. Para comemorar a data, separamos 20 curiosidades sobre Harry (Daniel Radcliffe), seus amigos Hermione Granger (Emma Watson) e Rony Weasley (Rupert Grint), e os demais personagens das obras.

 

1 – Quem leu ou assistiu às aventuras de Harry Potter sabe que a saga do bruxinho faz várias referências à cidade de Londres. Alguns lugares citados nas obras realmente existem, outros não, mas há também espaços que foram criados especialmente em homenagem à história. Nos livros e filmes, o Potter atravessa a parede na plataforma 9 3/4 para pegar o trem com destino a Hogwarts. Na estação de trem King’s Cross foi montado um local destinado aos fãs do bruxinho, com direito a um carrinho com malas e uma gaiola atravessando a parede.


2 – Nos Estados Unidos, mais precisamente no parque temático destinado pela Universal ao bruxinho, em Orlando, os fãs podem pegar, literalmente, o Expresso de Hogwarts.


3 – Para os fãs que adorariam estudar em Hogwarts, uma boa notícia: você pode ter as mesmas experiências que Harry Potter, Hermione e Rony sem nem sair do Brasil. Em Campos do Jordão (SP) foi criada uma Escola de Bruxaria e Magia. E o melhor: as inscrições para estudar lá estão abertas! Entre os dias 25 e 28 de agosto, pessoas com mais de 14 anos poderão assistir a aulas de astromagia, adivinhação, herbologia, feitiçaria, voo e dentre outras disciplinas. Durante os quatro dias os alunos estarão uniformizados com as típicas capas da EMB. Além disso, ainda há um campeonato de quadribol.


4 – Os oito filmes da saga Harry Potter estão entre os 100 filmes de maior bilheteria no mundo. As oito produções renderam mais de 6 bilhões de dólares apenas de bilheteria.


5 – J. K. Rowling teve a ideia de escrever Harry Potter dentro de um trem. Lembrando de antigos vizinhos cujo sobrenome era Potter, com quem a escritora e a irmã mais nova costumavam brincar de bruxa, já que perto da casa deles havia um cemitério.


6 – Por causa da série de livros e filmes, no ano passado, J. K. Rowling entrou na lista de bilionários da revista americana Forbes, com uma fortuna estimada em 1 bilhão de dólares. É a primeira escritora a alcançar este posto.


7 – Dez anos depois de lançar o primeiro livro, a escritora britânia publicou sua última obra sobre o bruxinho: “Harry Potter e as relíquias da morte”. A história foi traduzida para pelo menos 65 idiomas.


8 – Se a mãe de J. K. Rowling não tivesse morrido, talvez a história do bruxinho não teria existido. A britânica começou a escrever o primeiro livro seis meses antes de sua mãe morrer, mas nunca disse nada a ela. “Se ela não tivesse morrido, não acho muito forte dizer que não haveria ‘Harry Potter’. Os livros são o que são, porque ela morreu … porque a amei e ela morreu” disse a escritora em uma entrevista a Oprah Winfrey.


9 – Dementadores são a representação física da depressão que Rowling enfrentou em sua vida pessoal. Aos 20 anos, após a morte de sua mãe, a escritora precisou enfrentar uma forte depressão, que a inspirou a criar os dementadores: criaturas que se alimentam da felicidade humana.


10 – O professor Snape foi inspirado num antigo professor de química de J. K. Rowling. O profisional de educação seria John Netbankhip, o chefe de ciências da escola de Chepstow, onde a autora estudou quando criança.


11 – Os nomes de alguns personagens foram alterados. Confira alguns nomes originais: Hermione Puckle (Hermione Granger); Neville Puff (Neville Longbottom); Draco Spinks (Draco Malfoy); Lily Moon (Luna Lovegood); Madhari Patil (Padma Patil); e Mati Patil (Parvati Patil).


12 – Depois da Segunda Guerra Bruxa, Jorge Weasley casou-se com Angelina Johnson (a ex de seu irmão, que morreu nesta guerra) e com ela teve dois filhos chamados Fred (em homangem ao irmão) e Roxanne.


13 – Cada varinha mágica foi criada e personalizada para cada personagem. O designer Adam Brockbank é o responsável pela criação da varinha de Narcissa Malfoy, na qual foi utilizada a mesma madeira preta da bengala de Lucius, o marido dela: “(usei também) cravos de prata embutidos, essencialmente fazendo uma versão mais feminina de sua varinha”, comentou Brockbank. Para cada varinha especial, outras eram confeccionadas no mesmo molde, caso a original quebrasse. Os dublês utilizavam as varinhas personalizadas, mas de plástico.


14 – A professora Minerva McGonagall já terminou um noivado e é, na verdade, uma viúva. Após se formar em Hogwarts com 18 anos, a jovem foi passar um mês na casa da família (antes de se mudar para Londres e assumir o cargo de assistente no Departamento de Execução das Leis da Magia), onde conheceu Douglas Mcgregor. Os dois se apaixonaram e o jovem a pediu em casamento. Ela aceitou imediatamente, mas no dia seguinte terminou o noivado com Douglas por perceber que se ela se tornasse esposa dele, quebraria o Estatuto de Sigilo em Magia, já que Douglas era trouxa. Anos depois, Minerva aceitou se casar com seu ex-chefe Elphistone Urquart, mas o casório durou apenas três anos. Elphistone morreu infectado por uma mordida de Tentáculo Venenoso em 1985. Minerva não quis morar sozinha em Hogsmeade após ao funeral do marido, então foi morar em Hogwarts. Apesar do casamento, a professora sempre manteve o nome de solteira.


15 – Rony Weasley quase foi morto por J. K. Rowling. Numa entrevista que a escritora deu a Daniel Radcliffe, intérprete de Harry Potter, a britânica afirmou que desde o início não planejava matar nenhum dos três personagens principais, mas “então, no meio do caminho, o que penso que tenha sido um reflexo do fato de que eu não estava em um lugar muito feliz, comecei a pensar que eu poderia acabar com um deles. Por completo despeito. Mas eu acho que no fundo do meu coração, embora eu tenha considerado gravemente a morte de Ron, (eu não teria feito isso)”.


16 – Michael Jackson entrou tentou fazer um musical inspirado nas aventuras de Harry Potter, mas a escritora recusou a proposta.


17 – O último livro da saga, “Harry Potter e as relíquias da morte” teve outras duas opções de nome: “the Elder Wand” (A varinha de Elder) — o nome foi usado como título do capítulo 32 —, e “the Peverell Quest” (A busca pelos Peverell), que a escritora descartou rapidamente.


18 – O site oficial da história de “Harry Potter” lista 29 sinais de Hermione gostava de Rony desde o início. Uma das evidências é que, quando Fleur beija Ron, Hermione fica com uma cara furiosa, em “Harry Potter e o Cálice de fogo”.


19 – Depois de se formar em Hogwarts, Luna Lovegood tornou-se naturalista e durante seu trabalho conheceu Rolf Scamander, com quem se casou. O avô de Rolf Scamander é Newt Scamander, o protagonista do filme “animais fantásticos e onde habitam”.


20 – Antes da filmagem de “Harry Potter e do Prisioneiro de Azkaban”, o diretor Alfonso Cuarón fez seus três protagonistas escreverem um ensaio sobre seus personagens. Emma Watson escreveu 16 páginas sobre Hermione, Daniel Radcliffe escreveu uma página sobre Harry, e Rupert Grint nunca entregou nem uma única frase. O ator alegou que estava muito ocupado estudando para finalizar o General Certificate of Secondary Education, que no Brasil equivale ao Ensino Médio.


 

Fotos: Reprodução

Fonte: Extra

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista