PUBLICIDADE

7.0 - MANUAL

Saiba quais as linguagens de programação que vão bombar em 2017!

Vivemos uma verdadeira revolução no modo de lidar com o mundo online – da primeira geração que joga videogame com os pais, vamos passar para a primeira geração que cria games com os pais. O mercado de programação é um dos que mais cresce no mundo todo, só no Brasil, emprega, hoje, mais de 1,3 milhão de pessoas e, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional qualificado.

Mas, e para 2017, o que o mercado espera? Segundo Omar Pavel, especialista em programação mobile, que já desenvolveu dezenas de aplicativos para iOS, Android, Windows Phone, além de MAC, Windows e Web, e um dos programadores mais experientes do Brasil em desenvolvimento mobile, o mercado estará ainda mais aquecido e a grande pedida será aprender a programar para mobile.

Segundo Omar, não é fácil apontar as linguagens preferidas pelo mercado: “existem aquelas que têm mais demanda, mas também mais oferta, e que portanto não pagam tão bem, e outras mais raras, mas para as quais existem poucos profissionais, que portanto são bem remunerados”, explica. Do ponto de vista de um programador, segundo ele, provavelmente as mais valiosas são as que são usadas para programação de aplicativos para celular: Java, Swift/Obj-C, mas também o necessário para fazer aplicativos híbridos, como Javascript. “No mercado, hoje, as linguagens mais usadas, sobretudo no Brasil, são Java, , C/C++ e PHP, o que pode ser um bom termômetro”, revela Omar.

Ele também enfatiza que o ideal, para quem está atuando, é conhecer várias linguagens de programação, e muito bem. “Mas, para quem está começando, diria que é melhor se especializar em uma”, completa.

Foto: Reprodução