PUBLICIDADE

mundo

Putin diz que aceita extraditar cibercriminosos se EUA retribuírem ação

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse neste domingo (13) que o país está disposto a entregar cibercriminosos aos Estados Unidos caso as autoridades norte-americanas façam o mesmo.

Putin assumiu a possibilidade durante uma entrevista transmitida na televisão estatal russa e divulgadas pelas agências internacionais.

Se concordarmos em extraditar os criminosos, então é claro que a Rússia fará isso. Nós faremos, mas apenas se o outro lado [Estados Unidos] concordar com o mesmo e extraditar os criminosos em questão para a Federação Russa“, disse Putin.

A declaração do líder russo antecede o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que será realizado nesta 4ª (16.jun). O encontro será 1ª vez que os 2 presidentes se reúnem pessoalmente. Biden assumiu o cargo em janeiro deste ano.

Rússia e Estados Unidos têm uma relação tensa. Putin disse que este é o pior momento momento em anos da relação bilateral. O presidente russo disse esperar um restabelecimento do diálogo. Putin elogiou o “profissionalismo” de Biden, mas opôs essa avaliação ao que chamou de “talento” do seu antecessor, Donald Trump.

Os Estados Unidos se pronunciaram sobre o encontro e disseram que um dos objetivos do encontro é debater ataques de ransomware, que eles dizem vir da Rússia. Esse assunto ganhou destaque depois de um ataque cibernético interromper as operações norte-americanas e australianas do frigorífico JBS.
*Por Natália Bosco/Poder 360