PUBLICIDADE

sa√ļde

Mitos e verdades sobre Catapora

Altamente contagiosa, a catapora ou varicela é causada pelo vírus Varicela-Zóster, acomete principalmente crianças e tem maior incidência no fim do inverno e início da primavera. A transmissão pode ser pelo contato com o líquido da bolha formada na pele ou pela tosse, espirro e saliva ou por objetos contaminados pelo vírus.

Entre 2000 e 2013, o Brasil registrou 7.113 casos de catapora. O maior n√ļmero de notifica√ß√Ķes da doen√ßa (2097) foi na regi√£o nordeste, correspondendo a 29,4% dos casos. Em seguida, a regi√£o sudeste com 1.794 (25,2%) e a centro-oeste com 993 (13,9%). O ano de 2013 apresentou o maior registro de casos de catapora (857), contra 181 no ano 2000, que obteve o menor √≠ndice.

Sintomas

Os sintomas da catapora, em geral, come√ßam entre 10 e 21 dias ap√≥s o cont√°gio da doen√ßa. Al√©m de manchas vermelhas e bolhas no corpo, a doen√ßa tamb√©m causa mal-estar, cansa√ßo, dor de cabe√ßa, perda de apetite e febre baixa. As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo, e se disseminam pelo corpo, se transformando em pequenas ves√≠culas cheias de um l√≠quido claro. Em poucos dias o l√≠quido escurece e as bolhas come√ßam a secar e cicatrizam. Este processo causa muita coceira, que pode infeccionar as les√Ķes devido a bact√©rias das unhas ou de objetos utilizados para co√ßar.

Evolução do quadro

O per√≠odo de incuba√ß√£o √© de 4 a 16 dias e a transmiss√£o se d√° entre 1 a 2 dias antes do aparecimento das les√Ķes de pele e at√© cerca de 6 dias depois, quando todas as les√Ķes normalmente se encontram na fase de crosta. Deve-se afastar a crian√ßa da creche ou escola por 7 dias, a partir do in√≠cio do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Tratamento

No tratamento da catapora, em geral, são utilizados medicamentos específicos recomendados pelo médico para aliviar a dor de cabeça, baixar a febre e aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão. Para diminuir a coceira, o ideal é fazer compressa de água fria. As vesículas não devem ser coçadas e as crostas não devem ser retiradas.

Prevenção

Uma forma de evitar a catapora √© com a vacina√ß√£o contra a doen√ßa. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imuniza√ß√Ķes (SBIm) recomendam duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a seguinte a partir dos 15 meses de idade, com um intervalo de 3 meses da primeira dose.

Mitos e verdades sobre a Catapora

1)      Somente crianças podem contrair catapora

Mito: apesar de mais comum em crianças, qualquer pessoa pode contrair a doença ao longo da vida.

2)      Quem teve catapora pode ter herpes zóster no futuro

Verdade: qualquer pessoa que teve catapora em algum momento da vida pode desenvolver herpes zóster. Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune à catapora. No entanto, esse vírus permanece em nosso corpo a vida toda e pode, ou não, ser reativado e causar o Herpes-Zoster, conhecido também como cobreiro.

3)      Adultos não podem tomar a vacina

Mito: A vacina est√° indicada tamb√©m para adultos que estejam suscept√≠veis e que n√£o tenham contraindica√ß√Ķes.

4)      Pode-se contrair catapora mais de uma vez

Verdade: Geralmente quem teve catapora fica imune, porém, em casos raros uma pessoa que já teve a doença pode não ficar imune, especialmente os imunocomprometidos.

5)      Todas as marcas de catapora na pele são permanentes

Mito: Geralmente as les√Ķes evoluem para a cura mas algumas pequenas cicatrizes podem permanecer indefinidamente.

6)      Coçar a pele favorece a infecção bacteriana secundária

Verdade: Co√ßar as les√Ķes pode favorecer infec√ß√Ķes secund√°rias, que s√£o as principais causas de interna√ß√£o de pessoas com varicela. A complica√ß√£o mais comum √© a infec√ß√£o da pele, em geral pela introdu√ß√£o de bact√©rias nos ferimentos atrav√©s da co√ßadura.

7)      Se a gestante já teve a doença, o bebê não precisa ser imunizado

Mito: a imunidade transferida para o feto pela mãe que já teve varicela, assegura, na maioria das vezes, proteção até 4 a 6 meses de vida extrauterina.

8)      A contaminação é feita pelo ar

Verdade: o contágio acontece por via respiratória, através do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro e saliva ou por objetos contaminados pelo vírus.

9)      Crianças com catapora podem adquirir pneumonia

Verdade: as principais complica√ß√Ķes da catapora, nos casos graves ou tratados inadequadamente, s√£o a encefalite, a pneumonia e infec√ß√Ķes na pele e ouvido.

10)  Gestantes não podem tomar a vacina

Verdade: a vacina contra a varicela est√° contraindicada durante a gravidez.

 

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE