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Exerc√≠cios aos finais de semana reduzem riscos √† sa√ļde

Voc√™ √© aquele tipo de pessoa que tenta ter uma vida saud√°vel, mas acaba desistindo das atividades f√≠sicas por falta de tempo em uma semana super corrida com uma rotina de estudos e trabalho? Ent√£o temos boas not√≠cias! Um recente estudo feito na Inglaterra e na Austr√°lia mostrou que usar o final de semana para praticar exerc√≠cios pode ser o suficiente para gerar benef√≠cios √† sa√ļde.

Pesquisadores da Universidade Loughborough, na Inglaterra, e da Universidade de Sydney, na Austr√°lia, monitoraram a sa√ļde de 64 mil pessoas durante 18 anos, e conclu√≠ram que os benef√≠cios √† sa√ļde de uma pessoa que faz atividade f√≠sica aos s√°bados e domingos, desde que sejam seguidos alguns par√Ęmetros, s√£o muitos e podem inclusive reduzir o risco de se obter v√°rios tipos de doen√ßa.

SIM! √Č POSS√ćVEL SER UM ATLETA DE FINAL DE SEMANA!Essa pesquisa √© uma √≥tima not√≠cia para os ‚Äúatletas de fim de semana‚ÄĚ. Pessoas que, por falta de tempo, s√≥ realizam atividades f√≠sicas nos dias de folga.

Comparando com pessoas que n√£o fazem nenhum tipo de exerc√≠cio, quem se exercita de alguma forma (regular ou irregularmente) apresenta menos risco de morrer de c√Ęncer ou doen√ßas cardiovasculares, que podem levar a infartos e acidente vascular cerebral, o AVC.

Os ‚Äúatletas de fim de semana‚ÄĚ que conseguiram cumprir a cota semanal em apenas dois dias reduziram suas chances de problemas vasculares em 41% e de c√Ęncer em 18% se comparados com pessoas sedent√°rias.

Já quem praticou exercícios regularmente de três a mais dias da semana reduziu os riscos em 41% e 21%, respectivamente. Ou seja, a diferença é bem pouca.

ALGUMAS RECOMENDA√á√ēES…√Č importante lembrar que especialistas recomendam que pessoas com idade entre 19 e 64 anos fa√ßam, pelo menos, 150 minutos de atividade aer√≥bica moderada semanalmente. Como pedalar ou caminhar em um ritmo mais acelerado, por exemplo.

Mas, se voc√™ tiver menos tempo livre e mais pique, pode ainda optar por 75 minutos de atividade aer√≥bica intensa, como corrida ou jogar t√™nis. Mesmo assim, ainda √© poss√≠vel estabelecer sess√Ķes de diferentes intensidades, como correr por 30 minutos duas vezes por semana e caminhar uma vez por 30 minutos.

Os exerc√≠cios considerados de for√ßa como muscula√ß√£o, devem ser praticados duas ou mais vezes na semana, envolvendo todos os m√ļsculos.

QUALQUER SEGUNDO VALE A PENA!Gary O‚ÄôDonovan, autor do estudo e especialista em atividade f√≠sica e sa√ļde da Universidade Loughborough, diz que o importante mesmo √© se exercitar. Al√©m disso, vale tamb√©m adotar outros h√°bitos positivos que contribuem para a sa√ļde, como uma alimenta√ß√£o mais saud√°vel e a redu√ß√£o de consumo de bebidas alco√≥licas.

Por isso, n√£o tem desculpa para o sedentarismo, mesmo se voc√™ for um atleta de fim de semana. √Č s√≥ deixar a pregui√ßa de lado e ir em frente!

 

Fotos: Reprodução

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