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Como não perder o ritmo de treinos nas férias?

√Č natural que nesta √©poca de f√©rias as pessoas quebrem a rotina da atividade f√≠sica por n√£o ter nos destinos de viagens estrutura e ambiente para dar continuidade aos exerc√≠cios mais simples, como caminhada, corrida, esteira e at√© mesmo atividades como hidrogin√°stica ou nata√ß√£o, j√° que muitos hot√©is contam com amplas piscinas e programa√ß√Ķes interativas para que os h√≥spedes n√£o fiquem parados.

De acordo com Marcelo Santana, educador f√≠sico e coordenador da Planet Sport, academia com 20 anos de atividades, cada vez mais os hot√©is e resorts est√£o preocupados em atender as necessidades dos clientes e acompanhar mercado. “Hoje todos se preocupam muito com sa√ļde e est√©tica e n√£o querem jogar fora a oportunidade de manter o corpo mesmo nas f√©rias, por mais dif√≠cil que seja”, comenta o educador, que acredita ser poss√≠vel n√£o ficar sedent√°rio durante os dias de f√©rias.

O profissional comenta que muitas pessoas deixam de fazer a caminhada durante a semana por conta da correria do dia a dia e s√≥ praticam muscula√ß√£o ou alguma aula de gin√°stica, deixando de lado a caminhada e corrida. Santana conta que especialmente nas f√©rias as pessoas podem incluir a caminhada (1h para quem est√° adaptado e 30 a 45 minutos para quem n√£o est√° acostumado) e corrida na programa√ß√£o de lazer, al√©m de aproveitar a piscina para completar o treino de f√©rias. “A piscina oferece op√ß√Ķes de exerc√≠cios completos, que envolvem grandes grupos musculares e com expressivo gasto cal√≥rico”, conta Santana.

Segundo o educador físico, se a pessoa seguir as dicas acima, já garante, mesmo nas férias, a manutenção de uma rotina de atividades preservando gasto calórico.  Mas e se o hotel não oferecer muito recurso e estrutura com aparelhos para praticar atividades? Isso não é um problema e nem desculpa para ficar longe dos exercícios. Marcelo Santana orienta que as pessoas usem alternativas e façam exercícios para cada grupo muscular, por exemplo:

  • Para o peito: Flex√£o ou Supino
  • Para as costas: Barra fixa, Pulley ou Remada
  • Para pernas: Agachamento livre com halteres mesmo com barra ou passadas
  • Para b√≠ceps e tr√≠ceps: usar halteres

Ou seja, o importante √© sempre manter a ativa√ß√£o muscular. Obviamente que a estrutura que as pessoas t√™m quando est√£o de f√©rias e longe da academia √© diferente e foge muito da rotina de treino, mas a ideia √© n√£o perder totalmente o condicionamento. “Ficar 20 dias sem treino para quem √© adepto da atividade f√≠sica compromete bastante. Neste caso vale incluir uma atividade di√°ria nas f√©rias”, orienta o especialista. A sugest√£o √© alternar, dia sim e dia n√£o, a caminhada e corrida com o trabalho de muscula√ß√£o incluindo exerc√≠cios para cada grupo muscular, que √© uma excelente ideia e ajuda a se manter ativo e preservar a sa√ļde e condicionamento f√≠sico nas f√©rias.

Foto: Reprodução

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