A ação da estatal de petróleo Petrobras deu um salto abrupto na tarde desta quarta-feira (21), ajudando a impulsionar o Ibovespa, principal indicador da bolsa. No final de sessão, o índice fechou em alta de 2,00%, na casa dos 101.201 pontos.
A guinada da Petrobras veio após reportagem do jornal Valor Econômico mencionando que o governo pretende privatizar a companhia até o final do mandato do presidente Jair Bolsonaro, citando fontes. Segundo o jornal, mesmo fora da lista com 17 estatais que devem ser colocadas à venda, a Petrobras terá controle privado ainda nesta gestão.
Além disso, a petroleira foi beneficiada pela vitória obtida no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que decidiu a favor companhia em um processo administrativo fiscal de R$ 5,1 bilhões sobre a cobrança de Cide-Importação.
A ação preferencial (PN) da estatal chegou a avançar 8,03%, negociada a 25,95 reais. No fechamento, subiu 5,95%. Já a ação ordinária (ON) teve valorização ao redor de 5,3%, cotada a 27,90 reais.
Na onda otimista que dominou os mercados, outras estatais de peso também exerceram pressão de alta no Ibovespa, como o Banco do Brasil, que avançava 4,8% no final da tarde.