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1.0 - RADAR

3 perguntas para identificar se o seu varejo é eficiente

As lojas virtuais usam n√ļmeros de visitas e taxas de convers√£o de pedido como uma das principais ferramentas para tomada de decis√£o sobre a opera√ß√£o da loja em seu n√≠vel m√°ximo de efici√™ncia.

Encurtando uma história longa, a operação comercial do dia a dia de uma loja online poderia se basear simplesmente em como levar mais tráfego para produtos que têm alta taxa de conversão e como aumentar a taxa de conversão de produtos que têm alto volume de visitação.

O varejo físico, contudo, tem uma dificuldade de emular as mesmas técnicas de gestão e mensurar comportamentos do consumidor que podem dizer muito sobre o nível de eficiência do negócio.

O fato é que, o tráfego de visitantes em um estabelecimento físico ou online é a variável obrigatória para qualquer equação de análise de performance. Sendo assim, Walter Sabini Junior, que tem uma empresa que oferece inteligência para o varejo responde três perguntas que provavelmente fazem parte do seu dia a dia, caso você seja um varejista offline, e que podem ser respondidas apenas se você tiver esse indicador em mãos:

– Se o faturamento caiu quer dizer que o n√ļmero de visitantes caiu tamb√©m?
Medir o fluxo de visitantes no varejo f√≠sico √© fundamental para entender o comportamento do consumidor e a efici√™ncia da loja. Quando a crise chegou, vendedores passaram afirmar que as vendas ca√≠ram porque o fluxo de consumidores diminuiu. Entretanto, somente uma medi√ß√£o peri√≥dica do n√ļmero de visitantes pode estabelecer um comparativo e identificar diferentes cen√°rios, como um aumento de clientes que compram pouco ‚Äď o que sugere a realiza√ß√£o de a√ß√Ķes para aumentar vendas ‚Äď, ou um n√ļmero mais baixo de visitas, por√©m mais qualificadas ‚Äď com maior poder de compra.

РQual a frequência de retorno dos clientes à minha loja?
Em um mercado de concorr√™ncia acirrada e pre√ßos agressivos, torna-se um enorme desafio conquistar o cliente a ponto de convenc√™-lo a comprar novamente na mesma loja. A f√≥rmula envolve pre√ßo, atendimento, variedade de produtos e de op√ß√Ķes de pagamento, entre outros fatores. Conhecer a frequ√™ncia dos clientes na loja proporciona um ajuste em sintonia fina para criar campanhas e promo√ß√Ķes relevantes que aumentem a quantidade de visitas de um mesmo consumidor. Esse √© um dos caminhos para mensurar a fideliza√ß√£o.

– Quanto tempo levo para realizar uma venda?
Conhecer a permanência dos clientes viabiliza ajustes no atendimento. Se é sabido que os clientes ficam em média 30 minutos dentro da sua loja, por exemplo, e se a média de pedidos por dia é 60, sabe-se que a cada 1 hora 12 vendas são realizadas. Outro dado importante para complementar essa análise é conhecer os dias e horários de pico do estabelecimento. Esses insigths, trazidos a partir do monitoramento do tráfego, podem ajudar principalmente na escala de vendedores e na avaliação de performance de vendas da loja e de cada funcionário.

Se depois de ler essas perguntas, você se viu sem respostas, talvez seja a hora de começar a monitorar o seu tráfego. Hoje já tecnologias disponíveis com preços acessíveis e resultados imensamente importantes para garantir a eficiência do seu negócio.

 

Fotos: Reprodução